Há alguns dias nós estamos falando por aqui sobre o Natura Musical, projeto que patrocina diversos artistas da música brasileira.
Estamos nos debruçando em cima do edital pois foi através dele que alguns dos álbuns e turnês mais importantes dos últimos anos saíram do papel, as inscrições para 2019 se encerram às 17 horas da próxima sexta-feira, dia 19 de Julho.
E se você está pensando em se inscrever e tem dúvidas sobre como os projetos são selecionados, tanto a Natura Musical faz questão de deixar isso bem claro como nós fomos atrás de Ana Morena, produtora do festival DoSol, que participou da curadoria em 2018 e nos falou a respeito do processo.
Curadoria Natura Musical
Em 2018 a Natura resolveu deixar completamente transparente o seu processo de seleção e lançou um vídeo onde mostrou como foram feitas as reuniões, debates e escolhas de quem foi contemplado pelo edital.
Mostrando que diversos pontos de vista foram considerados, o vídeo também apresentou produtores, jornalistas e profissionais da música que entenderam o escopo do edital e analisaram os projetos para que os mais relevantes saíssem ao final.
Falando a respeito, Ana Morena explicou como, no papel de curadora, tenta captar essa ideia e executá-la seguindo sua linha de pensamento:
É preciso conhecer o edital e seguir as recomendações passadas para a curadoria. Entender a que o edital se destina e que tipo de projeto é interessante e está mais alinhado a isso.
Pluralidade no Time de Curadores
Além disso, como o edital quer criar vitrines para projetos no país todo, a pluralidade de seu time de curadores é fundamental, e isso pôde ser visto por quem tava lá dentro:
A pluralidade é essencial. Ano passado a curadoria da Natura foi uma das experiências mais incríveis que já tive como produtora cultural e musicista. Eram mais de 25 pessoas de todos os cantos do país e realidades debatendo projetos e argumentando sobre o nosso cenário da música. Absolutamente enriquecedor e fundamental para um resultado amplo e diverso.
LEIA TAMBÉM: Natura Musical e o importante papel de fomento às cenas brasileiras
Como Preparar e Enviar o Seu Material
Por fim, nós fomos atrás de dicas para que você, proponente, maximize as chances de ter seu projeto aprovado, e perguntamos para Ana Morena como o material deve ser apresentado dentro de tantas iniciativas bacanas que aparecem por lá:
O quanto mais objetivo, claro e viável ele for, melhor. Projetos que geram conteúdo que transcenda o projeto em si e/ou que possibilitem conexões que continuam sólidas após o projeto são muito interessantes. Gosto muito de material audiovisual bem feito. Ver o artista ao vivo, ou um doc de alguma atividade que ele fez ajuda muito a visualizar a atividade.
Inscrições Natura Musical
Tá esperando o que?
Documente seu projeto, produza seu material e corra para se inscrever no Edital da Natura Musical 2019. O prazo se encerra no dia 19 e o link é esse aqui.