As reações aos mais recentes tiroteios em massa nos Estados Unidos foram diversas, mas a de Neil deGrasse Tyson causou polêmica.
O conhecido cientista usou o Twitter para compartilhar alguns dados sobre mortes no país, comparando os ataques terroristas realizados por cidadãos americanos a casos como acidentes de carro e gripe. Pois é.
Em sua conta, Tyson disse:
Nas últimas 48 horas, os EUA perderam de forma horrível 34 pessoas em tiroteios em massa.
Em média, em 48 horas, também perdemos…
500 para erros médicos
300 para a gripe
250 para o suicídio
200 para acidentes de carro
40 para homicídio com arma de fogoMuitas vezes nossas emoções respondem mais ao espetáculo do que aos dados.
Quem se prontificou a responder o cientista foi o Smash Mouth, também no Twitter, dizendo: “VAI SE FODER!!!! Aqui estão os seus dados”.
Uma outra resposta veio de Jelani Cobb, redator do The New Yorker, que disse:
Este não é realmente o momento de ser o cara presunçoso que apresenta os dados. Erros médicos não se tornam limpeza étnica. A gripe não linchava os negros para impedi-los de votar. Você está ridiculamente alheio às implicações da violência orientada por uma ideologia.
Tiroteios nos EUA
FUCK OFF!!!! There’s your data!!!!
— Smash Mouth (@smashmouth) August 4, 2019
Em um intervalo de pouco mais de uma semana, três ataques terroristas realizados por cidadãos americanos aterrorizaram o país.
Como te contamos por aqui, no final de Julho um festival foi atacado e três pessoas foram mortas a tiros. Menos de uma semana depois, um shopping em El Paso, no Texas, também sofreu um ataque com 20 mortos — Mark Hoppus, do blink-182, contou sobre como a banda quase esteve no local.
O mais recente aconteceu neste domingo (04), com 9 mortos, em Dayton, Ohio.