Aconteceu neste último sábado (21) em São Paulo uma das maiores celebrações do Rock clássico neste ano.
O Rockfest levou ao Allianz Parque as veteranas Scorpions, Whitesnake, Helloween, Europe e Armored Dawn para esquentar a noite fria que fazia na capital paulista. As bandas também são atração do Rock in Rio, que acontece entre os dias 27 de setembro e 6 de outubro no Rio de Janeiro.
Com abertura dos brasileiros da Armored Dawn, o festival começou já cheio, com o público majoritariamente formado por fãs de Metal uniformizados de preto. Foi com a chegada do Europe, porém, que a plateia começou a esquentar o gogó e cantar os clássicos da banda — com destaque, é claro, para “The Final Countdown”.
O terceiro ato da noite foi o Helloween, banda histórica que veio substituindo outra: o Megadeth, escalado tanto para o festival paulista quanto para o Rock in Rio, cancelou sua turnê completa após o vocalista Dave Mustaine ser diagnosticado com um câncer. Muito aguardado pelos fãs brasileiros, o grupo incendiou o palco do Rockfest e fez a galera cantar alto. Aliás, a maioria das camisetas vistas pelo Allianz eram justamente do Helloween.
O Whitesnake entrou no palco já grandioso, com o frontman David Coverdale fazendo caras e bocas para seu público ensandecido. Passando maior parte do tempo na ponta da passarela conectada ao palco, o cantor usou e abusou de sua performance para atiçar os fãs — e também para encobrir o fato de que sua voz já não está mais tão potente assim. Isso não foi um problema, é claro, já que a plateia cantava até mais alto que Coverdale, o deixando com um baita sorriso no rosto.
Ponto alto da apresentação da banda foi o solo de bateria de Tommy Aldridge, que em determinado momento desistiu das baquetas e tocou o instrumento com as mãos mesmo. Mais gritos, é claro.
Quem fechou a noite foi o Scorpions, que veio investido em tocar na emoção de seus fãs brasileiros. Logo na segunda música do set, a banda alemã exibiu no telão a bandeira do Brasil “misturada” com imagens dos membros, tanto ao vivo quanto em estúdio. Neste momento, também, o vocalista Klaus Meine declarou toda sua admiração pelos fãs do país.
Falando em Meine, que hoje tem 71 anos, foi sua voz o grande destaque do show do Scorpions. Sustentando notas altas e com uma afinação invejável, o vocalista mostrou que soube conservar seu talento com o passar dos anos, impressionando até os fãs que os acompanham mais de perto.
Os hits da apresentação ficaram a cargo da belíssima “Wind of Change”, “Big City Nights”, “Still Loving You” e “Rock You Like a Hurricane”, que fecharam o show.
Confira todos os setlists abaixo!
Setlist Europe no Rockfest
- Walk the Earth
- The Siege
- Rock the Night
- Scream of Anger
- Prelude
- Last Look at Eden
- Ready or Not
- War of Kings
- Hole in My Pocket
- Carrie
- Superstitious
- Cherokee
- The Final Countdown
Setlist Helloween no Rockfest
- I’m Alive
- Dr. Stein
- Eagle Fly Free
- Perfect Gentleman
- Ride the Sky
- A Tale That Wasn’t Right
- Power
- How Many Tears
- Future World
- I Want Out
Setlist Whitesnake no Rockfest
- Bad Boys
- Slide It In
- Love Ain’t No Stranger
- Hey You (You Make Me Rock)
- Slow an’ Easy
- Trouble Is Your Middle Name
- Guitar Duel
- Shut Up & Kiss Me
- Drum Solo
- Is This Love
- Give Me All Your Love
- Here I Go Again
- Still of the Night
- Burn (Deep Purple cover)
Setlist Scorpions no Rockfest
- Going Out With a Bang
- Make It Real
- The Zoo
- Coast to Coast
- Top of the Bill / Steamrock Fever / Speedy’s Coming / Catch Your Train
- We Built This House
- Send Me an Angel (acústica)
- Wind of Change
- Tease Me Please Me
- Solo de bateria
- Blackout
- Big City Nights
- Still Loving You
- Rock You Like a Hurricane