Mesmo consumindo muita música estrangeira, principalmente de países de língua inglesa, os brasileiros conhecem muito pouco daquilo que é produzido em países que falam o mesmo português que o nosso.
De Portugal por exemplo, são poucos nomes que têm destaque no nosso país, e quando têm, isso é bem nichado.
É curioso ver que o contrário é diferente e artistas brasileiros sempre foram celebrados no país europeu. Desde os anos 70 com Chico Buarque e Caetano Veloso, e até recentemente, com Zeca Baleiro, Tim Bernardes e os Boogarins.
Pensando nisso, separamos aqui 5 artistas de Portugal que mandam muito bem nas vertentes do Punk Rock, que por ser um estilo universal, talvez possa criar curiosidade no público brasileiro.
Linda Martini
Começamos com uma das favoritas de nossa equipe e que já esteve presente na nossa lista de melhores álbuns internacionais de 2018.
A Linda Martini leva o seu som agressivo para ambiências mais estudadas, com influências de post-rock e até do rock progressivo.
Uma boa pedida para os fãs de The Mars Volta!
Artigo 21
Bebendo da vertente do punk americano dos anos 90, o Artigo 21 mistura velocidade e agressividade com melodias bem trabalhadas e letras inteligentes.
Com dois discos de estúdio, o último (Ilusão) lançado nesse ano, a banda já mostra um considerável amadurecimento de som e proposta.
ContraSenso
Da união de músicos que já tinham certa trajetória no cenário de Portugal, a ContraSenso é uma banda bem jovem, com seu primeiro lançamento feito no ano passado.
Na sua sonoridade, o grupo traz influências de Rise Against, Bad Religion e No Use For A Name.
Decreto 77
Agora um nome já expressivo do punk-rock português: a Decreto 77 já possui quase duas décadas de carreira e, mesmo depois de um curto hiato, continua ativa com seu punk mais voltado ao hardcore dos anos 80.
Com o último lançamento feito em 2014, a banda está preparando um novo álbum para 2019.
To All My Friends
Para fechar a lista, uma dica para os fãs do pop-punk de bandas como New Found Glory, Neck Deep, State Champs e Lagwagon (de onde a banda provavelmente tirou o seu nome).
A To All My Friends foi formada em 2015 e possui uma contínua linha de lançamentos que vale a pena acompanhar para conferir!