Francis Ford Coppola segue Scorsese sobre filmes da Marvel e crava: "desprezíveis"

A "guerra infinita" entre diretores está pegando fogo! Francis Ford Coppola disparou contra os filmes da Marvel, e James Gunn já veio em defesa. Entenda!

Francis Ford Coppola em 2016
Foto de Francis Ford Coppola via Shutterstock

Parece que Martin Scorsese deu início a uma “guerra infinita” com suas declarações sobre os filmes da Marvel. Agora, o também diretor Francis Ford Coppola escolheu seu lado na batalha.

Como te contamos por aqui, Scorsese disse que os longas de super-herói “não são cinema”, apesar de admitir que são bem feitos. Responsável pela franquia O Poderoso Chefão, Coppola não poupou palavras em apoio ao colega.

Publicidade
Publicidade

Um dos argumentos de Coppola para reforçar a ideia de Scorsese é que “nós esperamos aprender algo com o cinema, nós esperamos ganhar algo, algum esclarecimento, algum conhecimento, alguma inspiração”. Ele ainda questiona o que alguém ganha ao ver o mesmo filme várias e várias vezes.

No entanto, o homem que dirigiu uma das trilogias mais bem sucedidas da história não teve a mesma compostura de Scorsese:

Martin foi gentil quando disse que não é cinema. Ele não disse que é desprezível, o que eu direi que é.

Respostas de Kevin Smith e James Gunn

Enquanto esperamos as várias novidades da Marvel, parece que a discussão entre diretores está só começando. Depois do ator Kevin Smith (O Império do Besteirol Contra-Ataca) ter defendido os heróis dos quadrinhos de forma classuda, o diretor James Gunn (Guardiões da Galáxia, Esquadrão Suicida 2) também mostrou que não vai ficar quieto.

Ele já havia dado algumas respostas bem ácidas a Scorsese. Dessa vez, no entanto, resolveu ser mais educado e sair por cima, comparando filmes de herói aos antigos filmes de gângster que transformaram a carreira de Coppola:

Vários de nossos avós pensaram que filmes de gângster eram todos iguais, muitas vezes chamando-os de ‘desprezíveis’. Alguns de nossos bisavós pensaram a mesma coisa de faroestes, e acreditaram que os filmes de John Ford, Sam Peckinpah, e Sergio Leone eram exatamente os mesmos. Eu lembro de um tio avô a quem eu estava falando empolgadamente sobre Star Wars. Ele respondeu dizendo, ‘Eu vi isso quando era chamado 2001, e, cara, foi chato demais!’ Super heróis são simplesmente os gângsters/cowboys/aventureiros do espaço de hoje. Alguns filmes de super herói são péssimos, alguns são lindos. Assim como faroestes e filmes de gângster (e antes disso, apenas FILMES), nem todo mundo poderá apreciá-los, mesmo alguns gênios. E tá tudo bem. ❤️

Sair da versão mobile