Enquanto o Radiohead não retoma suas atividades, os integrantes estão seguindo seus caminhos. E o último a anunciar um trabalho solo é o guitarrista Ed O’Brien, cujo disco de estreia estava há um bom tempo em desenvolvimento.
Ele sucede Thom Yorke, que lançou o disco ANIMA em Julho, e Jonny Greenwood, que está investindo na música clássica. Prevista para 2020, a obra começou a ser escrita em 2012, logo após o lançamento de The King of Limbs.
À época, Ed e sua família vieram morar no Brasil e o guitarrista agradeceu as inspirações que nossas terras forneceram a ele. Em postagem no Facebook, ele escreveu:
Nós tivemos uma experiência verdadeiramente profunda vivendo naquele país extraordinário… Fizemos novas conexões com pessoas e lugares… E acabamos indo ao Carnaval no Rio em 2013… Verdadeiramente o maior show na Terra… Uma explosão de luz, melodia, ritmo e amor… Para mim, foi um daqueles momentos musicais de ‘eureka’…
A experiência por aqui foi tão marcante que deu nome ao novo single do trabalho, “Brasil”, que será lançado neste dia 5 de Dezembro.
Ed O’Brien e participações especiais
https://www.facebook.com/EOBBandOfficial/posts/570548290180958?__tn__=-R
Ed conseguiu uma série de músicos excelentes para sua estreia solo. Glenn Kotche (Wilco), Adrian Utley (Portishead), Laura Marling e Colin Greenwood (Radiohead) foram citados recentemente. Antes, os produtores Flood e Catherine Marks já estavam confirmados.
Adotando o pseudônimo EOB, ele prometeu entrar em turnê com o álbum. Para isso, recrutou uma banda de primeira: Omar Hakim (David Bowie) assume a bateria e Dave Okumu e Nathan East, ambos do The Invisible, assumem respectivamente a guitarra e o baixo.
Abaixo, você pode conferir a faixa “Santa Teresa”, uma música ambiente lançada mais cedo neste ano como forma de preparação para o álbum.