Recentemente, atingimos um dos momentos mais tristes da cultura brasileira. Como te contamos por aqui, o novo presidente da Funarte, Dante Mantovani, afirmou que o “rock ativa aborto, satanismo e drogas”.
A declaração repercutiu e, na tentativa de “explicar” o pensamento de Mantovani, o canal Galãs Feios lançou um novo vídeo. Nele, Helder Maldonado e Marco Bezzi tentam definir “o rock segundo o Bolsonarismo”, já que, além de Mantovani, Rafael Nogueira assumiu recentemente a Biblioteca Nacional e também se viu envolto em polêmicas.
A dupla tenta entender como que dois cidadãos que se dizem fãs de metal, especificamente do Angra e do Shaman, podem ter essas opiniões. Ficou curioso? Assista abaixo (via Whiplash)!
O Rock Segundo o Bolsonarismo
Helder fala ainda que, se fosse Felipe Andreoli, do Angra, ficaria incomodado em atrair essa base de fãs para o show. Pode descansar tranquilo: indignado, o baixista declarou que se sente assim mesmo.
Outra crítica feita pela dupla é quanto à desvalorização da cultura nacional. Como considerar o metal melódico, uma vertente que surgiu na Europa, como mais valiosa do que ritmos como samba e MPB?
É, está complicado…