Todo fã de música tem pelo menos a vontade de viajar o país atrás de bons festivais — e quem já colocou essa vontade em prática sabe muito bem o perrengue que é na maioria das vezes. E se tivesse um portal para te ajudar (bastante!) com isso? Essa é a premissa do Mapa dos Festivais, que acaba de ser lançado.
O site nada mais é que um buscador de festivais de música, no qual estão reunidas todas as informações relativas a eventos de norte a sul do país, desde o mais independente, passando por festivais de sertanejo, de música gospel, música eletrônica e chegando aos clássicos Lollapalooza e Rock in Rio.
Mas não para por aí. O projeto também como objetivo promover o turismo de festival, ajudando a galera a planejar sua viagem exibindo as hospedagens próximos aos locais. Tudo isso acontece através da parceria inédita no Brasil com a plataforma espanhola Closer2Event.
Juli Baldi, diretora criativa que está a frente do projeto ao lado de Rafael Achutti, diz:
Queremos que as pessoas viajem o Brasil e vivam novas experiências a partir dos festivais de música. Sentimos falta de um espaço que reúna todas as informações sobre o festival em um só lugar e que mostre de forma organizada todas as opções de festivais de música que temos hoje no Brasil. O Mapa também serve de guia para profissionais da indústria da música buscarem novas oportunidades ao visualizarem o calendário completo de todos os eventos.
Além de encontrar informações essenciais, como line-up, local e datas, o público poderá entrar na lista de espera de festivais que ainda não definiram line-up/horários completos e receberá um e-mail notificando quando as informações já estiverem online. Também será possível acessar a venda de ingressos através do Mapa dos Festivais. Incrível, não?
O Mapa ainda pretende incluir uma ferramenta de avaliação dos festivais, onde o público poderá rankear os melhores eventos com comentários. Juli falou mais sobre o tema:
O Mapa dos Festivais pretende, além de oferecer informações úteis sobre os eventos, servir como um espaço para documentar novos artistas e cenas e instigar o público a conhecer o próprio país através dos festivais. Acreditamos que festivais levam muito mais do que entretenimento, levam desenvolvimento para a região onde acontecem e são a plataforma chave para conectar os artistas com o público.
Fotografia
Outro parceiro de destaque do projeto é o coletivo Fosso Coletivo, que assina todas as fotos divulgadas pelo Mapa. Nas próximas fases, a parceria vai render conteúdo sobre os festivais para um blog no site.
Ficou interessado(a), né? Confira o portal clicando aqui e confira o vídeo de divulgação logo abaixo!
https://www.youtube.com/watch?v=RS64QmPjKIg