Os discos de vinil voltaram com tudo na última década.
Foram diversas bandas relançando materiais antigos e os novos trabalhos quase sempre ganharam versões no formato retrô. Agora, graças a informações divulgadas recentemente pelo relatório Nielsen da indústria musical, temos alguns números bem legais sobre o vinil nessa década.
Como mostra a Pitchfork, mesmo após tanto tempo ninguém pôde fazer nada contra os Beatles. O quarteto de Liverpool liderou — com folga — o ranking dos discos mais vendidos no formato nos EUA com Abbey Road, que teve 558 mil cópias comercializadas.
O próximo nome na lista foi o Dark Side of the Moon, do Pink Floyd, com 376 mil, mas talvez a presença mais curiosa esteja na terceira posição: a trilha sonora do filme Guardiões da Galáxia, da Marvel, vendeu 367 mil cópias.
O curioso é que em todo o top 10, apenas um disco é efetivamente da década passada. Born to Die, lançado em 2012 pela Lana Del Rey, está perdido no meio de outros clássicos de vários momentos diferentes como Back to Black, de Amy Winehouse, e Thriller, de Michael Jackson.
Os Beatles são ainda a única banda com duas posições na lista. Além de Abbey Road, o Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band também figurou na sétima posição. Veja a lista completa abaixo!
Os 10 discos de vinil mais vendidos da década nos EUA
- The Beatles – Abbey Road (558 mil cópias)
- Pink Floyd – Dark Side of the Moon (376 mil cópias)
- Vários Artistas – Trilha Sonora de Guardiões da Galáxia (367 mil cópias)
- Bob Marley & the Wailers – Legend (364 mil cópias)
- Amy Winehouse – Back to Black (351 mil cópias)
- Michael Jackson – Thriller (334 mil cópias)
- The Beatles – Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (313 mil cópias)
- Fleetwood Mac – Rumours (304 mil cópias)
- Miles Davis – Kind of Blue (286 mil cópias)
- Lana Del Rey – Born to Die (283 mil cópias)