Jay-Z explica suposto protesto com Beyoncé no Super Bowl

Vistos sentados durante a execução do hino nacional no Super Bowl, Jay-Z e Beyoncé foram alvos de críticas e acusados de "protesto silencioso". Entenda.

Jay-Z Beyoncé Super Bowl
Reprodução/TMZ

Jay-Z e Beyoncé se viram em meio a uma polêmica séria após o Super Bowl neste domingo (2).

O casal foi visto sentado durante a execução do hino nacional por Demi Lovato na final da NFL, revoltando algumas pessoas e, também, causando confusão com um suposto “protesto silencioso”. A prática de não se levantar durante o hino é considerada ofensiva nos Estados Unidos.

A polêmica é ainda maior porque, desde o ano passado, Jay-Z lidera o time de curadoria musical da liga nacional de futebol americano. Quando assumiu o cargo, o rapper ainda falou sobre o caso de Colin Kaepernick, jogador que foi retirado do time San Francisco 49ers após se ajoelhar durante o hino em várias partidas como protesto contra o racismo.

À época, o músico declarou que essa fase “estava finalizada” para a liga, dizendo ainda que as ações anti racismo “evoluíram” além da ajoelhada.

Após o caso em 2017, a NFL foi alvo de uma série de críticas por ter cortado o jogador, e também boicotada por alguns artistas. Rihanna, por exemplo, recusou o convite para se apresentar no intervalo do jogo.

Colin Kaepernick questiona

https://www.instagram.com/p/B8F2KL6BVJf/?utm_source=ig_embed

Usando as redes sociais, o ex-jogador compartilhou uma publicação que questiona a ação do rapper e da cantora.

“Por que protestar silenciosamente se Jay está trabalhando ao lado da NFL?” Foi essa a pergunta feita por vários fãs do esporte e, também, por Kaepernick e sua esposa no Instagram.

Jay-Z responde

Em uma conferência na Universidade de Columbia nesta terça-feira (4), o rapper tentou explicar sua atitude e “jogou a culpa” na esposa, Beyoncé. Segundo ele, a ação passou longe de ser um protesto.

Na verdade, não foi, desculpe. Realmente não foi isso. Eu diria a vocês… eu diria: ‘Sim, foi o que eu fiz’. Eu acho que as pessoas sabem disso sobre mim.

Não precisei fazer um protesto silencioso… Se você olhar para o palco e os artistas que escolhemos — uma colombiana [Shakira] e uma porto-riquenha [J.Lo] — estávamos fazendo uma declaração maior ainda. E nós tivemos… um comercial sobre injustiça social durante o Super Bowl. Dado o contexto, não tive que fazer um protesto silencioso.

Ele continua:

Minha esposa estava comigo e ela me disse: ‘Conheço esse sentimento.’ Ela está super nervosa porque já se apresentou no Super Bowl antes. Eu nunca o fiz.

[…] Então, o tempo todo em que estamos sentados, conversamos sobre a performance e, depois disso, Demi aparece e estamos falando sobre como ela estava linda, como ela soa e o que ela tem passado em sua vida — por ela estar naquele palco, estávamos tão orgulhosos dela. E então terminou e meu telefone tocou.

Jay-Z ainda brincou sobre a filha mais velha que tem com Beyoncé, Blue Ivy, e como ela teria reagido caso o casal tivesse combinado algo assim. Segundo o músico, a garota teria contado o tempo e os cobrado para realmente fazer o protesto.

Colou ou não?