O ECAD, Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, é o órgão responsável por captar e distribuir valores pagos pela execução de canções em eventos e nos mais diversos tipos de mídia.
Por isso, vários dados interessantes estão na base de dados da instituição — e eles acabam de divulgar um ranking inédito bem interessante. Foram listadas as 10 músicas mais regravadas da história do Brasil e, obviamente, há um domínio de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.
No entanto, a dupla só aparece pela primeira vez na terceira posição com “Garota de Ipanema”, gravada 376 vezes. Quem lidera o ranking é “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, que tem 399 gravações.
Continua após o vídeo
Famosa em vozes como as de João Gilberto e Toquinho, a canção realmente virou uma espécie de hino informal do país. A segunda colocada também é, sem dúvidas, um clássico: “Carinhoso”, composta por Pixinguinha e João de Barro.
Depois disso, no entanto, Tom aparece em 6 das 8 posições remanescentes. As únicas faixas que não são dele são “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, e “Manhã de Carnaval”, sucesso de Luiz Bonfá e Antônio Maria.
Você pode ver a seguir o ranking completo!
Ranking de músicas mais gravadas do Brasil
- Ary Barroso – “Aquarela do Brasil” (399 gravações)
- Pixinguinha e João de Barro – “Carinhoso” (389 gravações)
- Tom Jobim e Vinícius de Moraes – “Garota de Ipanema” (376 gravações)
- Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira – “Asa Branca” (304 gravações)
- Luiz Bonfá e Antônio Maria – “Manhã de Carnaval” (276 gravações)
- Tom Jobim e Vinícius de Moraes – “Eu Sei Que Vou Te Amar” (257 gravações)
- Tom Jobim – “Wave” (238 gravações)
- Tom Jobim – “Corcovado” (228 gravações)
- Tom Jobim e Vinícius de Moraes – “Chega de Saudade” (228 gravações)
- Tom Jobim e Newton Mendonça – “Desafinado” (216 gravações)