Produção global de discos de vinil está em perigo após incêndio na Califórnia

Incêndio em uma das duas fábricas de acetato e agulhas para máquinas de prensagem de discos de vinil destruiu completamente a produção.

Incêndio em fábrica de acetato
Foto: Cal Fire

Má notícia para os amantes dos bons e velhos discos de vinil.

Uma fábrica da Apollo Masters em Banning, na Califórnia, foi atingida por um incêndio e isso significa sérios problemas para a indústria dos bolachões como um todo.

Isso porque a Apollo é uma das maiores fornecedoras globais de acetato (lacquer), elemento fundamental para a fabricação dos discos de vinil nas fábricas mundo afora.

Além disso, eles também fabricam e fornecem as agulhas utilizadas nas máquinas para “imprimir” as canções no vinil em forma de sulcos.

Incêndio e Dimensão do Problema

O incêndio aconteceu ontem, dia 06 de Fevereiro, e tomou a fábrica completamente, causando um prejuízo material imenso apesar de não ter causado fatalidades.

Ao se pronunciar a respeito, a empresa disse que “não sabe o que será do seu futuro”.

Em conversa com a Pitchfork, o co-fundador da Third Man Records, Ben Blackwell, disse que a fábrica era uma de apenas duas no mundo todo que fabricam o material e ainda alertou que a outra, MDC, com sede no Japão, já tinha problemas de entrega antes mesmo do incêndio na Apollo.

Ele ainda revelou que esse problema irá afetar a indústria toda e pareceu bastante preocupado com a situação, dizendo que não quer ser alarmista mas que a realidade é dura.

Como ainda aponta o CoS, a fábrica Duplication, de Toronto, chamou a notícia de “desastre” para a indústria do vinil e falou que isso muito possivelmente fará com que diversas empresas fechem ou diminuam o ritmo das produções.

Esperamos que figuras importantes da indústria se organizem para passar por cima desse problema!