O ano é 1996. O grupo francês Era, voltado para a música new-age (gênero musical que objetiva inspiração e otimismo), lançava seu primeiro disco. Homônimo, o álbum passava despercebido pelos grandes termômetros musicais. Uma única música, no entanto, garante tímidas colocações de destaque em paradas de países da Europa como Alemanha, França e Bélgica. O nome dessa canção é “Ameno“.
O nome soa familiar para você?
Do nada, as palavras “Ameno” e “Dorime” ganharam espaço significativo nas redes sociais, muitas vezes acompanhadas por imagens levemente editadas. Os conteúdos que ganharam maior expressividade eram baseados em imagens do Patrick Estrela (personagem da série Bob Esponja) com as mãos juntas, como se estivesse rezando e um cachorro com os olhos fechados e um emoji com as mãos juntas. A mais popular (e divertida), no entanto, foi inspirada em um ratinho vestido como se fosse um membro do Alto Clero (não perguntem o porquê).
Limites? Não temos.
HOLD THE RAIDSONA POSTING MY FRIEND JUST SENT ME ALL OF AMENO IN PATRICK STICKER FORM pic.twitter.com/eRVXI5HBS0
— Eurorny (@duskchou) January 28, 2020
Quando você desperdiça tempo e talento com merdas desse tipo kkkkkkkkkkkkkk pic.twitter.com/vKD6gzepZo
— Tiago Mauricio (@ninjudo_tico) February 11, 2020
24 anos depois
O meme em si começou a ser gerado graças às transmissões feitas pelo gamer Hearthstone Noxious. Em seus vídeos, ele costumava colocar a coração ao fundo. No chat, seus espectadores caíram na brincadeira, comentando “Ameno”.
O meme saiu da bolha dos gamers e contagiou outros “nichos” da internet. Foi quando, recentemente, surgiram as imagens do ratinho, de Patrick e afins. As foto-montagens obviamente tiveram grande engajamento nas redes, e a febre começou.
A tatuagem perfeita não exist…
DORIME pic.twitter.com/CNJjgMblsW
— Pigatoras, the ranger (@renankkjk) February 10, 2020
Mas não podemos negar que trata-se de uma música boa, e seria ingenuidade pensarmos que foi Noxious que “descobriu” a faixa. No início dos anos 2000, o DJ Quicksilver lançou um interessante remix da faixa em seu disco Clubfiles – The Album.
E a letra? Do que se trata?
Talvez a sonoridade, digamos, sagrada de “Ameno” não seja a única responsável por seu repentino sucesso. O fato de não sabermos ao certo o que a letra quer dizer também nos gera certa inquietude e dá um “charme” indecifrável ao meme.
Pois bem, as palavras estão em pseudo-latim, uma espécie de imitação cômica do latim original. “Dori me” (na verdade, o termo que viralizou é escrito separadamente) significa “minha dor”, enquanto “Ameno” é uma conjugação do verbo amenizar.
Teoricamente, trata-se de um pedido de ajuda. Em tradução livre, a pegajosa estrofe significa:
Minha dor
Renova-me
Minha dor
Ameniza, ameniza
Liberta, liberta-me
Minha dor
Não existem limites – “Ameno” já ganhou até jogo
Os conteúdos produzidos englobam incontáveis remixes da canção, ilustrados com imagens não raramente inusitadas. Mas e se dissermos que “Ameno” já ganhou até um jogo? Melhor ainda: e se dissermos que o meme inspirou um jogo criado por brasileiros?
Os responsáveis pela ideia já divulgaram uma demo de “Tales of Dorime: Ameno’s Rescue”, que está disponível aqui. No jogo, o ratinho Dorime precisa salvar seu irmão Ameno.
“Quando Dorime quando descobriu que seu irmão fora sequestrado, ele soube que só restava uma coisa a fazer… Lutar!”
O jogo Tales of Dorime foi desenvolvido pelos estudantes @udany e @joaovs98 como um demo e está disponível aqui: https://t.co/HvtHHthA27 pic.twitter.com/SrzEtO749r
— Tales of Dorime (@TalesOfDorime) February 13, 2020
Já conhecia a canção antes da explosão do meme? O que você acha disso tudo? Você conseguiria vestir um rato com mini roupas? Deixe sua opinião nos comentários!