A medicina certamente avançou demais durante os últimos anos e tem proporcionado opções para pacientes com doenças graves.
A britânica Dagmar Turner teve que passar por uma operação delicada em Londres depois de descobrir um tumor quando teve uma convulsão durante um concerto, mas ainda assim fez um “show particular” aos médicos. A iniciativa foi uma sugestão do chefe da cirurgia, o neurocirurgião Keyoumars Ashkan.
Segundo ele, o fato dela tocar enquanto era operada possibilitava aos responsáveis uma análise mais precisa de quais áreas evitar para não afetar as habilidades motoras da musicista, já que a cirurgia deveria ter precisão milimétrica. Afinal de contas, Turner toca com a Orquestra Sinfônica de Isle of Wight para ganhar a vida.
A vantagem é que Ashkan também é músico, formado em piano, e entendeu as preocupações da paciente. Sobre o procedimento, ele falou (via Washington Post):
Vinte anos atrás, a prioridade seria preservar os movimentos básicos em uma paciente. Nós não teríamos sonhado em poder proteger os aspectos de movimentos mais finos, mais delicados, mais absolutos e críticos que são necessários em uma violinista.
A cena da operação — ainda que seja forte — é absolutamente incrível. Confira abaixo!
“Show particular” de violino durante cirurgia
Em tempo, vale ressaltar que Turner já voltou pra casa. Em três dias, a equipe do King’s College Hospital liberou a paciente inclusive para voltar a tocar violino.
Durante a cirurgia, no entanto, o neurocirurgião fez questão de destacar um problema “complicadíssimo”: o arco que Turner usou para tocar quase o acertou na cabeça algumas vezes.
LEIA TAMBÉM: brasileiro toca e canta The Beatles durante cirurgia no cérebro