Em fevereiro de 1980 era lançado “Running Free”, primeiro single do Iron Maiden que faria parte, dois meses depois, do primeiro disco homônimo da banda.
O single marca o que é considerada a primeira aparição oficial do mascote Eddie na capa, com o rosto coberto, pois o mistério de quem seria ou como seria o mascote deveria durar até o lançamento oficial do primeiro álbum.
Nesse período, o Maiden já existia há mais ou menos cinco anos e após algumas mudanças de integrantes, era composto pelo fundador Steve Harris no baixo, Paul Di’Anno nos vocais, Dave Murray e Denis Stratton nas guitarras e Clive Burr na bateria.
“Running Free” foi composta por Harris e Di’Anno e o disco de 7 polegadas trazia em seu lado B a faixa “Burning Ambition”, com Doug Sampson na bateria.
Ouça as duas faixas abaixo:
Antes disso, o Iron Maiden havia lançado The Soundhouse Tapes, um EP com uma tiragem de cinco mil unidades, quando os membros ainda batalhavam por uma oportunidade maior
Com esse cartão de visitas, conquistaram um espaço considerável, começando a construir as primeiras legiões de seguidores.
https://www.youtube.com/watch?v=e86ng1MgTJU
Em 1985, “Running Free” foi lançada como single ao vivo, no compacto que trazia as faixas “Sanctuary” e “Murders In The Rue Morgue”.
O último disco de estúdio lançado pelo Iron Maiden foi The Book Of Souls, em 2015.