Morreu aos 101 anos de idade a lendária Katherine Johnson, uma das matemáticas que fez história na NASA nos anos 60.
Ao lado de outras mulheres negras, Johnson foi responsável pela série de cálculos que possibilitou a ida com segurança do homem ao espaço. Apesar da grande importância, a história destas profissionais ficou apagada durante muitos anos.
Isso mudou em 2016, quando o filme Estrelas Além do Tempo foi lançado e contou a história de Katherine (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe).
A morte foi anunciada pelo perfil oficial da NASA no Twitter, que disse:
Estamos tristes com a morte da célebre matemática e ‘estrela além do tempo’ Katherine Johnson. Hoje, comemoramos seus 101 anos de vida e honramos seu legado de excelência que derrubou barreiras raciais e sociais.
Que descanse em paz!
Katherine Johnson
A profissional fez parte da equipe Computer Pool, que reuniu um grupo de matemáticos — incluindo outras mulheres — para trabalhar na primeira missão ao espaço.
Foi Johnson quem calculou a trajetória da missão espacial de Alan Shepherd em 1961, além de ter também trabalhado em uma análise da segurança dos desembarques orbitais no mesmo ano. Ela foi a primeira mulher a realizar o feito.
Katherine se aposentou na NASA em 1986 e, até lá, também mapeou a superfície da Lua antes da chegada do homem em 1969, além de ter ajudado a trazer os astronautas da Apollo 13 em segurança à Terra.
Lendária!