A Electronic Entertainment Expo, mais conhecida como E3, é famosa por ser basicamente a maior conferência de videogames do mundo. E neste ano de 2020, as empresas precisarão de outra plataforma para mostrar suas novidades.
Em um comunicado publicado pela Variety, a organização confirmou o cancelamento do evento que ocorreria em Junho devido aos medos relacionados ao coronavírus:
Depois de cuidadosa consultoria com nossos membros sobre a saúde e segurança de todo mundo em nossa indústria — nossos fãs, nossos empregados, nossos expositores e nossos parceiros de longa data da E3 — tomamos a difícil decisão de cancelar a E3 2020.
Após crescentes e esmagadoras preocupações com o vírus COVID-19, sentimos que essa é a melhor forma de proceder durante uma situação global sem precedentes. Estamos muito desapontados em não poder continuar esse evento por nossos fãs e apoiadores. Mas sabemos que é a decisão correta baseado na informação que temos hoje.
Problemas com a E3 antes do coronavírus
Apesar de ter citado o surto da doença como motivo, especula-se que a conferência já vinha considerando o cancelamento desde antes. Isso porque pela primeira vez em muitos anos, alguns dos maiores expositores estavam boicotando a feira.
É o caso da Sony, que tem planos de lançar o PlayStation 5 ainda este ano, e falou em Janeiro que “não sentimos que a visão da E3 2020 é a plataforma adequada para o que estamos focados neste ano”.
Em um Tweet oficial do chefe da Xbox, Phil Spencer, a empresa também já se mostrou adaptada aos novos planos. Para “celebrar a próxima geração” de videogames, a Equipe Xbox irá realizar um evento digital cujos detalhes serão divulgados em breve.
E3 has always been an important moment for Team Xbox. Given this decision, this year we’ll celebrate the next generation of gaming with the @Xbox community and all who love to play via an Xbox digital event. Details on timing and more in the coming weeks https://t.co/xckMKBPf9h
— Phil Spencer (@XboxP3) March 11, 2020