O Record Store Day é quase um “feriado” internacional em homenagem aos discos, já que se apresenta como um dia especial em que fãs pelo mundo podem adquirir raridades nas boas e velhas lojas de disco.
Desde 2008, o evento é realizado anualmente em um sábado de Abril. No entanto, devido ao coronavírus, essa tradição irá acabar em 2020 — o evento foi oficialmente transferido para Junho.
No comunicado oficial (via BrooklynVegan), a organização escreveu:
Nós decidimos que a melhor entre as decisões possíveis é mudar a data do Record Store Day desse ano para sábado, 20 de Junho.
Nós pensamos que isso dará às lojas ao redor do mundo a melhor chance de ter um Record Store Day lucrativo e bem sucedido, enquanto ainda levando em consideração as recomendações de médicos, cientistas, da Organização Mundial da Saúde, Centro de Controle de Doenças, e a necessidade de serem bons cidadãos tanto de comunidades locais como ao redor do mundo.
Estamos trabalhando com todos os nossos parceiros e lojas para fazer essa mudança da forma mais suave possível para todos que participam do Record Store Day: clientes, lojas de discos, artistas, gravadoras e mais. Record Store Day está em todo lugar e nós queremos fazer nossa festa quando todo mundo puder se juntar de forma segura para celebrar a vida, a arte, a música e a cultura da loja de discos independente.
Record Store Day 2020
Um dos principais destaques do Record Store Day 2020 será o Pink Floyd.
A última apresentação de “Arnold Layne”, single de estreia da banda lá em 1967, será vendida em um vinil de 7 polegadas. A performance aconteceu no dia 10 de maio de 2007, a última vez em que David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright tocaram juntos.
Outros bons lançamentos incluem The Alternate Rumours, com takes alternativos do clássico Rumours do Fleetwood Mac e uma versão deluxe de Odds and Sods, do The Who, com 14 faixas bônus.