Música

"Aquecimento global é bom": Grimes explica seus polêmicos cartazes

A pouco excêntrica Grimes espalhou outdoors pelo mundo com a seguinte frase: "aquecimento global é bom" para divulgar seu último álbum Miss Anthropocene.

Grimes - Aquecimento Global é Bom
Foto: Twitter / @neworrder

Parece que Grimes não se cansa de aparecer na mídia com atitudes um tanto quanto… peculiares (como criar perfis no Instagram e Twitter de seu filho – que ainda nem nasceu – com imagens mostrando um neném com asas, arco e flecha, e unhas e olhos vermelhos brilhantes).

Após o aclamado lançamento do álbum Miss Anthropocene, que está na nossa lista de discos para ouvir no mês de Fevereiro, Grimes voltou para causar.

Publicidade
Publicidade

Como forma de divulgação do álbum, a cantora espalhou outdoors e artes em diversas cidades do mundo, incluindo em São Paulo, com a frase “GLOBAL WARMING IS GOOD” (“O aquecimento global é bom”). Obviamente as pessoas ficaram um tanto quanto confusas. Mas, nesta semana, Grimes deu uma entrevista para a Pitchfork na qual esclareceu a polêmica:

Eu fiquei tipo ‘Bom, nós poderíamos simplesmente colocar minha foto e dizer ‘compre o álbum’, e ninguém vai ligar – ou nós poderíamos fingir que a cidade é uma galeria de arte e colocar uma verdadeira obra.’

 

A cantora também explicou sua reação inicial ao ver a ideia de Ryder Ripps – responsável pela arte da capa de Miss Anthropocene:

Quando eu vi, eu fiquei tipo ‘Ai, caralho, não, isto é um grande erro, (…). E então eu fiquei ‘Nossa, isto é tão assustador que eu acho que nós deveríamos colocar.’ O objetivo era ter menos propaganda e mais arte pública.

Miss Anthropocene

Mesmo com a explicação de Grimes, a mensagem do outdoor permanece um tanto quanto estranha. Porém, tudo fica mais claro ao entender a história por trás do álbum Miss Anthropocene: um disco completamente conceitual, que antropomorfiza o aquecimento global como um espírito com sede de vingança. A deusa – cujo nome é o título do álbum – acredita que os seres humanos precisam aceitar o destino (no caso a morte) que eles mesmos construíram ao destruir a Terra por meio do aquecimento global.

Sair da versão mobile