Em 1985, o Metallica fez a sua estreia no tradicional Day On The Green, festival que ocorreu em Oakland, Califórnia entre os anos 70 e 90.
Mesmo já tendo tido performances de bandas como Black Sabbath e Iron Maiden em anos anteriores, é inquestionável que esse show entrou para o hall das mais pesadas apresentações que passaram pelo evento.
E muito disso se deve ao icônico e saudoso Cliff Burton, que nos deixaria no ano seguinte. O influente baixista do Metallica mostrou todo seu talento após uma introdução bem agressiva de James Hetfield, que falou:
Viemos todos aqui para chutar umas bundas ou não? Vou te dizer, se você veio aqui para ver a porra de spandex e porra de maquiagem e spray para cabelo e todas essas coisas [que as bandas de glam/hair metal da época usavam], essa não é a porra da banda pra isso! Nós viemos aqui para bater a porra das nossas cabeças juntos por 45 minutos. E vocês?
Vocês conhecem o Cliff Burton aqui? Digam oi para o Cliff! Como você está?
A resposta foi a mais “Cliff” possível: um solo de baixo cheio de distorção e peso para anteceder uma performance pesada de “For Whom the Bell Tolls”, de Ride the Lightning (1984).
Veja tudo isso no vídeo abaixo!