15 documentários de música para assistir na quarentena

De gigantes como Rolling Stones e Foo Fighters até o renascimento do Punk no underground e artistas anônimas, lista de filmes é para todos os gostos.

Documentários para ver em quarentena

O mundo todo está passando por um período ímpar na sua história com a pandemia de Coronavírus.

E não tem jeito: a iniciativa mais efetiva para impedir o contágio e fazer com que o vírus se espalhe menos é ficar em casa, em isolamento.

Publicidade
Publicidade

Em tempos onde precisamos, todos, fazer a nossa parte para evitar novos casos da COVID-19, passar o tempo preenchendo a cabeça com conteúdo relevante é fundamental.

Pensando nisso, separamos 15 documentários de música disponíveis no YouTube e na Netflix para que você passe o tempo conhecendo e/ou relembrando nomes incríveis.

De gigantes como The Rolling Stones e Foo Fighters até a volta do Punk no underground e artistas com menos fama, criamos uma lista com títulos para todos os gostos.

Divirta-se e não deixe de seguir o TMDQA! no Instagram para ter novas sugestões e conteúdos para passar a quarentena diariamente.

 

Quincy (2018)

Quincy Jones é uma verdadeira lenda da música norte-americana.

Nascido em Chicago no ano de 1933, ele tornou-se um dos mais respeitados compositores, instrumentistas e produtores musicas do planeta, tendo nada mais, nada menos do que 80 indicações ao Grammy e 28 vitórias na premiação em toda carreira.

Duração: 2 horas e 40 minutos

Link: Netflix

 

A Um Passo do Estrelato (2013)

Foto: Divulgação

O documentário consagra artistas que muitas vezes não recebem o reconhecimento que merecem: as backing vocals. O filme traz cantoras que trabalharam com nomes como Bruce Springsteen, Stevie Wonder e Mick Jagger

Vencedor do Oscar de Melhor Documentário em 2014.

Duração: 1 hora e 30 minutos

Link: Netflix

Botinada – A Origem do Punk no Brasil

Produzido e dirigido por Gastão Moreira, “Botinada – A Origem do Punk no Brasil” narra a história do movimento no país que acabou se refletindo na década de 1980, alguns anos depois do estouro na Inglaterra e Estados Unidos.

Lançado em 2006, o filme teve quatro anos de pesquisa, com 77 entrevistas, 200 horas de vídeo e muitas imagens raras e inéditas compiladas pela primeira vez. O documentário teve como base os filmes “Punks”, “Garoto do Subúrbio” e “Rota ABC”. Há imagens raras da banda Cólera tocando ao vivo na TV Tupi em 1980, vídeos que nunca haviam ido ao ar; dos Inocentes no Gallery; e entrevistas com punks de todo o pais, além de jornalistas, cineastas e bandas.

O filme pode ser visto no YouTube.

Duração: 1 hora e 15 minutos

 

Janis: Little Girl Blue (2015)

Foto: Divulgação

Janis: Little Girl Blue, conta a história da mega influente Janis Joplin, e além de material raro da cantora ainda conta com a participação de nomes como Juliette Lewis, Kris Kristofferson e declarações antigas de Jimi Hendrix e John Lennon.

Duração: 1hora e 43 minutos

Link: Netflix

 

The Dirt – Confissões do Mötley Crüe (2019)

Foto: Divulgação

O filme fala sobre a história da banda de hard rock Mötley Crüe, repleta de sexo, drogas e rock and roll e aparições de nomes como Ozzy Osbourne em causos pra lá de bizarros.

Duração: 1 hora e 48 minutos

Link: Netflix

 

What Happened, Miss Simone? (2015)

Foto: Divulgação

O premiado documentário retrata a vida e carreira da lendária Nina Simone, e traz filmagens raras da cantora.

Duração: 1 hora e 42 minutos

Link: Netflix

 

Miles Davis: Birth of the Cool (2019)

Miles Davis é uma verdadeira instituição do Jazz e esse documentário mostra aspectos de sua carreira, material raro e declarações de gente incrível a respeito da sua obra.

Duração: 1 hora e 55 minutos

Link: Netflix

https://www.youtube.com/watch?v=34r017yYNa0

 

AMERICAN HARDCORE

“American Hardcore” é um documentário de 2006 dirigido por Paul Rachman e roteirizado por Steven Blush. Baseado no livro “American Hardcore: A Tribal History” (Hardcore Americano: Uma História Tribal), também escrito por Blush, o longa traz o pioneirismo da cena hardcore/punk com bandas como Bad Brains, Black Flag, D.O.A., Minor Threat, The Minutemen, SS Decontrol, entre outros.

No filme, o espectador acompanha a evolução da cena, concentrada no período que compreende os anos de 1980 a 1986. Contém cenas inéditas de shows e bastidores, entrevistas com integrantes de bandas como Phil Anselmo (Pantera), Greg Ginn (Black Flag), Brett Gurewitz (Bad Religion), entre outros.

É possível assistir ao filme completo e legendado no YouTube.

Duração: 1 hora e 40 minutos

Foo Fighters: Back And Forth (2011)

Foto: Divulgação

Lançado em 2011 junto com Wasting Light, sétimo disco do Foo Fighters, o documentário retrata toda a carreira da banda, a gravação do disco e mais.

Duração: 1 hora e 40 minutos

Link: Netflix

The Rolling Stones: Crossfire Hurricane (2012)

Em 2012 a lendária banda de rock and roll The Rolling Stones completou 50 anos de carreira e um documentário chamado Crossfire Hurricane foi lançado para celebrar a marca.

O vídeo tem quase duas horas de duração e mostra, tanto com imagens de arquivo quanto com entrevistas da época do aniversário, a história de um dos grupos mais influentes do planeta.

Link: Netflix

 

Titãs – A Vida Até Parece Uma Festa

Uma das maiores bandas brasileiras de todos os tempos, os Titãs ganharam um documentário oficial em 2009, comemorando os 25 anos de carreira, com direção do vocalista e baixista da banda Branco Mello e do cineasta Oscar Rodrigues Alves. O longa foi elaborado com fitas gravadas por Branco Mello desde o início do grupo.

Com sua câmera, Branco registrou shows, bastidores, momentos de descontração em aeroportos e hotéis e vários outros instantes marcantes com a banda. Os vídeos foram gravados em formatos como VHS, Hi-8, Super 8 e mini DV. Apesar de fazer um retrato geral da carreira da banda, o disco traz boas referências dos anos 1980, quando a banda estava em seu auge com o disco Cabeça Dinossauro (1986).

O filme pode ser visto no YouTube.

Duração: 1 hora e 35 minutos

https://www.youtube.com/watch?v=nlcjLWxHvwo

Los Punks – We Are All We Have (2016)

Foto: Divulgação

Esse documentário fala sobre a cena punk de Los Angeles, principalmente com foco na comunidade latina que mora na cidade e é responsável por uma parte imensa da população.

Duração: 1 hora e 19 minutos

Link: Netflix

Whitney: Can I Be Me (2016)

Foto: Divulgação

O documentário acompanha a carreira da icônica Whitney Houston desde o início, passando por sua batalha contra as drogas até sua trágica morte.

Duração: 1 hora e 40 minutos

Link: Netflix

Barão Vermelho – Por Que A Gente É Assim? (2017)

O documentário mostra a história do Barão Vermelho, influente grupo brasileiro de Rock And Roll, desde a sua formação em 1981 até a saída e a morte do lendário Cazuza.

Duração: 1 hora e 46 minutos

Link: Netflix

https://www.youtube.com/watch?v=eAVOCeORqBk

 

Com a Palavra, Arnaldo Antunes (2019)

Nesse retrato autobiográfico, o talentoso e influente Arnaldo Antunes fala sobre sua carreira solo, seu tempo com os Titãs e mostra processos criativos ao espectador.

Duração: 1 hora e 19 minutos

Link: Netflix

Sair da versão mobile