Se você é fã de metal, certamente já ouviu falar do Trapt. Não? Pois é, muita gente nem lembra dos autores do sucesso “Headstrong”, que explodiu junto com a onda do nu metal nos anos 2000.
Ainda assim, o vocalista Chris Taylor Brown insiste em defender sua relevância no Twitter após uma treta homérica. Tudo começou quando ele atacou o Pastor Talbert Swan, conhecido por defender direitos dos negros nos EUA e criticar o presidente Donald Trump. Brown chamou o religioso de “a MAIOR autoridade em mentalidade de vítima”, diminuindo as dificuldades vividas pela população negra do país.
Além disso, ele defendeu o fato do mandatário americano ter classificado o coronavírus como “vírus chinês” e negou a existência de “privilégio branco”. O resultado foi uma união da cena do Rock/Metal atual para criticar e zoar o vocalista, que em 90% das vezes contra-argumentava com algo relacionado a dinheiro e sucesso.
Trapt, racismo, xenofobia e respostas de músicos
O primeiro artista a chamar atenção de Chris Taylor Brown foi Riley Gale, vocalista do Power Trip. Ele sugeriu um “desafio” ao colega de profissão: as duas bandas tocariam na cidade natal do Trapt (Los Gatos, na Califórnia) em dois shows diferentes, em casas diferentes, na mesma noite. Quem levasse menos gente, teria que doar todo o cachê para uma caridade escolhida pelo vencedor.
i bet my band out draws yours in your own home town @TRAPTOFFICIAL. want to put it to the test? two shows, different venues, same night. loser donates their entire guarantee to a charity of the winners choosing. @powertriptx is the band. step up or be labeled COWARDS.
— Justin Toguys (@RILEY_CYRUS) March 19, 2020
O músico então respondeu pedindo para que ele postasse uma foto das plateias de seus shows e nem precisariam chegar às vias de fato. Riley retrucou com uma foto do festival Download lotado em show da sua banda, ao lado de uma apresentação aparentemente vazia do Trapt na mesma época do ano.
us vs. you. same time last year. what’s up now? @TRAPTOFFICIAL https://t.co/g59La4ZhY9 pic.twitter.com/sfZ3kHhkla
— Justin Toguys (@RILEY_CYRUS) March 19, 2020
Abaixo, você pode ver algumas das principais discussões (via Loudwire) com tradução. Além dos que foram colados a seguir, outros como integrantes de Sleeping with Sirens, Every Time I Die e Falling in Reverse estiveram no meio da treta.
Músicos tretando com Chris Taylor Brown (Trapt)
Paolo Gregoletto (Trivium)
Headstrrrrrrrrooooonnnnggg! pic.twitter.com/ziuTjhUd6R
— Paolo Gregoletto (@TriviumPaolo) March 19, 2020
Noah Sebastian (Bad Omens)
Noah: “Cara, a conta do Twitter do Trapt é tão vergonha alheia agora. Deixando de lado a visão de mundo ignorante e individualista — apenas um comportamento patético e inseguro fazendo zero bem para qualquer um”.
Trapt: “Cala a porra da boca seu babaca vegano bebedor de latte… Pare de fazer música agora! Você está sendo a vergonha da profissão”.
Shut the fuck up you latte sipping vegan douchebag…. Stop playing music this instance! You’re making a mockery of the craft
— TRAPT (@TRAPTOFFICIAL) March 19, 2020
Chris Fronzak (Attila)
My name Mr. Trapt and me angy ? pic.twitter.com/iQi92BFnxn
— Metalcore Gatsby (@FRONZ1LLA) March 20, 2020
Pablo Viveros (Chelsea Grin)
Usuário do Twitter: “O Trapt está esgotando lugares com capacidade para 1000-2500 pessoas?”.
Pablo: “[A casa de shows] The Royal em Salt Lake City [em Utah] tem capacidade para cerca de 200… é um verdadeiro bar e restaurante!”.
The Royal in Salt Lake City is about 200… it’s a straight up bar n grill ? pic.twitter.com/sqX6nxpka6
— Pablo Viveros (@Pabl0GRIN) March 20, 2020
Tyler “Telle” Smith (The Word Alive)
Trapt: “O Trapt te destrói no Spotify e nem vamos entrar na sua presença patética no pandora!!! Cala a porra da boca!”
Telle: “Se pelo menos isso tivesse te dado o luxo de ser dono de uma escova de dente e um lenço”.
If only that provided you the luxury of owning a toothbrush and Kleenex ?
TRAPPED > Trapt https://t.co/F8VCQSHVFD pic.twitter.com/sfjiBgthhb
— TELLE {MONOMANIA OUT NOW} (@tellesmith) March 20, 2020
Anthony Fantano
“A banda Trapt é horrível”.
The band @TRAPTOFFICIAL sucks.
— Anthony Fantano Updates (@theneedledrop) March 20, 2020
Jared Dines
“A quarentena está difícil para o Trapt, hein?”.
Quarantine be hard on Trapt, eh? pic.twitter.com/j0BPBTt5Dx
— Jared Dines (@JaredDines) March 20, 2020
Tillian Pearson (Dance Gavin Dance) e Dylan Bowman (I Prevail)
Trapt, em resposta a um fã que defendeu o Bad Omens: “Desculpa mas não faz tanto sucesso quanto o Trapt”.
Tillian: “Deve ser muito bom ser tão relevante na indústria da música depois de todos esses anos, lançando hit após hit. Eu espero que o sucesso consistente e esmagador do Trapt possa um dia contribuir para que você finalmente perca sua virgindade”.
Trapt: “Ah vá se fuder você e a sua banda totalmente gay (no sentido de alegria!) [a palavra ‘gay’ em inglês também pode significar ‘alegre’]! Vocês não tiveram NENHUM hit…. ah e o TRAPT chuta suas bundas nas plataformas de streaming sua puta. Vem falar isso na minha cara….”.
Tillian: “Não que faça diferença, mas anualmente nós absolutamente te destruímos em número total de streams, venda de álbuns e venda de ingressos. Você tem número inflacionados em ouvintes únicos porque as pessoas ouvem a sua única música e depois mudam imediatamente”.
Trapt: “Cara! Seus números de streaming não são NADA comparado ao TRAPT sua putinha!”
Tillian: “Parece que você precisa de ajuda para entender os números. Um maior número de streams totais significa mais sucesso — ou no seu caso, insegurança transparecendo por machismo no Twitter na falta de verdadeiros argumentos. Então para jogar seu jogo, nós tivemos 132 milhões de streams no Spotify em 2019. Ainda que eu não consiga ver os números do Trapt, baseado em dados contextuais dos streams de cada música, eu poderia apostar que você teve cerca de 10 a 15 por cento desse número”.
Trapt: “Esses estão longes de ser os nossos números. Você é um cantor absolutamente horrível. Você entende quantas pessoas ouvem sua voz e a igualam a um quadro sendo arranhado? Você é horrível pra caralho. Nunca te vi ao vivo mas você deve fazer algo a mais para compensar sua voz absolutamente horrível”.
Dylan: “A voz do Tillian é incrível. Por outro lado, o Trapt vai seguir ativo durante a pandemia de COVID-19 já que seus shows nunca têm mais de 10 pessoas”.
It must feel really good to be so relevant in the music scene after all these years, pumping out hit after hit. I hope Trapt’s consistent and smashing success will one day contribute to you finally losing your virginity
— Tilian (@tilianpearson) March 19, 2020
Not that it matters, but on a yearly basis we absolutely shred you in total streams, album sales and ticket sales. You have inflated numbers on unique listeners because people listen to your one song and change it immediately
— Tilian (@tilianpearson) March 19, 2020
It seems like you need help understanding how numbers work. A higher total number of streams means more success—or in your case, transparently insecure Twitter machismo in lieu of actual arguments. So to play your game, we had 132 million streams in on spotify 2019
— Tilian (@tilianpearson) March 19, 2020
That is nowhere near our numbers. U R an absolute horrible singer. Do you understand how many people hear your voice and equate it to nails on a chalkboard. u are fucking horrible. never seen your live show but U must do something extra 2 make up 4 your absolutely horrible voice
— TRAPT (@TRAPTOFFICIAL) March 19, 2020