Cultura

Albert Uderzo, criador de "Asterix", morre aos 92 anos de idade

O francês Albert Uderzo, criador do icônico quadrinho "Asterix", nos deixou aos 92 anos de idade vítima de um ataque cardíaco enquanto dormia.

Asterix

Um dos criadores do icônico quadrinho Asterix, o ilustrador Albert Uderzo nos deixou neste dia 24 de Março, terça-feira.

Aos 92 anos de idade, Uderzo foi vítima de um ataque cardíaco enquanto dormia. Como contou o Omelete, um comunicado da família à AFP confirmou que o falecimento não teve nada a ver com a COVID-19:

Albert Uderzo faleceu enquanto dormia em sua casa, em Neuilly (nas proximidades de Paris), após um ataque cardíaco, sem relação ao coronavírus.

O ilustrador assina mais de 30 álbuns do personagem, que já ganhou traduções pelo mundo todo e diversas adaptações em filme. Em mais de 60 anos de existência, a série dos gauleses já vendeu quase 400 milhões de cópias na história.

Asterix

O parceiro criativo de Uderzo, René Goscinny, faleceu em 1977. Junta, a dupla iniciou a produção de Asterix em 1959 e Uderzo seguiu em frente sem o outro co-criador até 2009.

Em 2011, Jean-Yves Ferri e Didier Conrad assumiram a franquia.