Em plena Sexta-Feira Santa, Barroso Eus desconstrói a oração mais conhecida do Cristianismo em nova música

Ao criar um verbo novo enquanto se utiliza da métrica do "Pai Nosso", Barroso dá mais uma prévia de seu novo disco de estúdio.

Barroso
Foto: Divulgação

O “Pai Nosso” é a oração mais conhecida do Cristianismo e, possivelmente, a mais recitada no mundo inteiro. A poesia contida na letra desse mantra religioso é repetida de geração em geração. No entanto, a oralidade pode fazer com que os significados se percam com o decorrer do tempo.

Atualizando a oração para tempos em que precisamos nos preocupar com o ser humano, o cantor e ator Barroso escreveu “Ato 1 – Amar“. A faixa, lançada hoje (10), integrará seu novo álbum, que também contará com as já lançadas “Ato II – Coragem” e “The Big Bang Theory e Coisas Mais“.

Essas faixas introduzem entram na narrativa do novo disco ao introduzirem dois dos quatro atos que resumirão sua narrativa. Além de “Coragem” e “Amor”, também existirá “Origem” e “Sabedoria”.

 

O verbo “gentilar”

Apesar de curta e simples, a faixa diz bastante. Usando a métrica do “Pai Nosso”, a poesia reflete sobre a atenção que precisamos dar para nós mesmos e para os outros. A letra revela a criação de um novo verbo: “gentilar”.

Sobre essa liberdade poética, Barroso explica:

Essa releitura tem muita coerência com a minha arte, com a pluralidade, divindade e desconstrução. Ao inventar esse novo verbo, gentilar, minha sugestão é que ele seja realmente colocado em prática. Amar é um princípio humano inerente a tudo o que fazemos: é o início, o meio e o fim. Filho do verbo amar, gentilar é o que nos faz sermos humanos melhores, mais elevados. A nossa passagem aqui é sobre isso. Não foi a toa que viemos em coletivo para esse planeta.

 

Participação de Leyllah Diva Black

Leyllah Diva Black
Foto: Divulgação

Para interpretar a canção em seu clipe oficial, Barroso convocou a drag queen Leyllah Diva Black. No vídeo, ela atua com uma potência canalizadora, potencializando a mensagem da poesia.

Tudo veio de um processo de observação artística sobre o mundo. “Um jeito só dele, mas que também pode significar muito para as outras pessoas”, diz Leyllah.

Confira abaixo o clipe de “Ato I – Amar”, enquanto aguardamos ansiosamente pelo lançamento oficial do disco: