Entre 2001 e 2004, a MTV americana sediava um dos eventos mais legais da história da emissora. Apesar da curta duração, o MTV Icon virou querido por muitos por promover um encontro de gerações — a ideia era homenagear um ícone da música convidando bandas e artistas influenciados por este para fazer covers.
Janet Jackson participou da primeira edição em 2001, e em seguida vieram Aerosmith e Metallica. No último ano de existência do programa, a banda escolhida foi o The Cure e gerou um reconhecimento mais do que merecido e com convidados pra lá de especiais.
Entre estes, quem mais se destacou foi sem dúvidas o AFI. Talvez a banda moderna com a sonoridade mais influenciada por Robert Smith e companhia, o grupo com raízes no punk foi adotando cada vez mais a estética gótica e fez bonito em uma versão do clássico “Just Like Heaven”.
Continua após o vídeo
No entanto, a escalação do dia tinha muitas outras grandes atrações. Quem abriu a performance, na verdade, foi o blink-182; muita gente pode ter se esquecido, mas Robert Smith participou da faixa “All of This”, parte do disco homônimo dos ícones do Pop Punk.
No especial, Mark Hoppus, Tom DeLonge e Travis Barker fizeram uma cover de “A Letter to Elise”.
Enquanto Marilyn Manson apresentou o evento, também participaram as bandas Deftones (com cover de “If Only Tonight We Could Sleep”) e Razorlight (com versão do hit “Boys Don’t Cry”). Para fechar a noite, o próprio Cure subiu ao palco e tocou três músicas: “Friday I’m in Love”, “Taking Off”, e “10:15 Saturday Night”.
Relembre no vídeo a seguir!