Henrique Badke, vocalista e guitarrista da influente banda carioca Carbona, um dos principais ícones do punk rock bubblegum nacional, entende que a música é aliada para distrair a mente durante este abrupto período de pandemia.
Mantendo-se produtivo, Badke preparou um EP intitulado Músicas de Instagram, Já Que Não Haverá Amanhã, que conta com 4 faixas inéditas de um minuto de duração, compostas em apenas um dia e lançadas através da conta do músico na mídia social mencionada.
Com ilustração de Victor Stephan para estampar a capa, o registro traz participação de outro nome bastante colaborativo para a cena punk rock do país: Davi Pacote, membro das bandas Os Torto e Big Stone Crew, e produtor de diversos discos do gênero no estúdio que comanda em Porto Alegre, o Hill Valley.
Ao Tenho Mais Discos Que Amigos!, Badke falou sobre o conceito do material e como aconteceu o convite para Pacote:
O processo de produção foi bem urgente. Em uma sexta-feira, já em quarentena, falei com o Pacote, produtor porto-alegrense, ‘bicho, preciso fazer música”. E ele disse, ‘pois façamos amanhã’. Acordei, escrevi as 4 músicas e, na sequência, mandei para ele, falando ‘eu disse que era louco e que você teria as músicas’. E, meio sem jeito, falei para ele que gravaria todos os instrumentos e que seria legal se desse para ter pronto no próximo final de semana. Ele não respondeu. Algumas horas passaram e ele já mandou a primeira música e ainda brincou, ‘a alegria e a pilha do patrão é a pilha da firma’. E, assim, montamos tudo muito rápido.
Sobre o desafio do formato de composições de apenas um minuto, algo que o Carbona já executou em outros discos (inclusive, em seu mais recente lançamento, Vingue no Ringue, de 2019), Badke contou:
Tenho uma relação meio de amor e ódio com essas músicas [risos]. Quando são de bandas que sou fã, às vezes eu fico puto quando vejo uma música boa de um minuto porque dá vontade de escutar mais. E agora, como músico, chega o desafio de tentar fazer o mesmo [risos]. O formato é fascinante, pois revel,a em tão pouco, melodias, narrativas e estorias com jeito; dá até para meter um solo [risos].
Para acompanhar as faixas publicadas no feed de seu Instagram, Badke preparou, em parceria com o diretor gaúcho e amigo de longa data Sérgio Caldas, vídeos para cada uma delas, trazendo participações de nomes como o prolífico Melvin e Paulo Rocker (da sensacional banda brasiliense Gramofocas).
As faixas que dão forma ao EP Músicas de Instagram, Já Que Não Haverá Amanhã são: “Tá osso” (que conta com um time selecionado do punk rock nacional), “Fase Estranha da Minha Vida” (inspirada no filme Clube da Luta), “O Herói” (escrita para o irmão de Badke) e “Melhor do Mundo” (que reflete sobre a mania de achar que todas as músicas são as melhores do mundo).
Badke – Músicas de Instagram, Já Que Não Haverá Amanhã
Confira abaixo o novo EP de Badke, lançado durante este mês de Abril.
“Fase Estranha da Minha Vida”
https://www.instagram.com/p/B-U6qxGpdMc/
“O herói”
https://www.instagram.com/p/B-ZzUhipYmU/
“Tá osso”
https://www.instagram.com/p/B-iM0Q2p0rm/
“Melhor do Mundo”
https://www.instagram.com/p/B-sdTNPJM8a/
Mais músicas serão lançadas
Além do EP supracitado, Badke avisou que lançará mais 4 faixas, seguindo a mesma proposta. Recentemente, o músico já divulgou “Quem Diria” e “Tarântula“. Assista ao resultado!
https://www.instagram.com/p/B_FPKUgp6oi/
https://www.instagram.com/p/B_I5Gowpb0N/