18.900 casos e 733 mortes. Décimo primeiro lugar no ranking de casos de COVID-19 nos Estados Unidos entre todos os 50 estados. Ainda assim, o estado da Geórgia quer reabrir as suas salas de cinema na próxima segunda-feira, dia 27 de Abril.
A informação é do governador Brian Kemp (Republicano), que disse que os cinemas estão liberados para reabrirem desde que respeitem diretrizes sanitárias e de distanciamento social.
Além disso, já na sexta-feira dia 24, academias de ginástica, pistas de boliche, salões de beleza e estúdios de arte corporal podem reabrir e operar normalmente.
Na sua declaração, Kemp disse que irá “levar a Geórgia de volta ao trabalho de forma segura”, e citou que as salas de cinema poderiam, por exemplo, usar tecnologias para detectar pessoas doentes logo na entrada, com dispositivos de leitura de calor.
Ele ainda afirmou que a curva no estado “está achatando” e “parece estar caindo”.
Enquanto o governo federal do país, liderado por Donald Trump, quer retomar as atividades o mais breve possível, há muita gente afirmando que se isso acontecer, os casos irão aumentar e será necessário ainda mais tempo para ter uma volta definitiva à normalidade.
No seu discurso, o governador da Geórgia disse estar alinhado com Trump.
Reabertura dos Cinemas
De acordo com matéria do Deadline, ainda não há informações sobre quais das grandes redes de cinema iriam reabrir, e há relatos de que as que o fizerem voltarão mostrando apenas filmes antigos.
O estado da Geórgia é bastante ligado ao cinema por contar com leis de incentivo para que grandes produções sejam filmadas por lá.
Séries como The Walking Dead e Ozark, por exemplo, são filmadas por lá.