Já pensou em poder ver suas bandas preferidas cantando as músicas em português? Graças ao deepfake, técnica usa inteligência artificial para simular movimentos faciais em vídeos, isso já é possível.
Quem está testando essa tecnologia é o brasileiro Bruno Sartori, jornalista e criador de conteúdo conhecido como “bruxo dos vídeos”. Em suas redes sociais, ele posta vídeos desse tipo toda semana, geralmente humorísticos, com críticas sociais e políticas.
Recentemente, ele demonstrou um uso musical dos deepfakes e recriou um vídeo de 1976 da música “Fernando”, da banda sueca ABBA, em que as vocalistas aparecem “falando” português. Ele utilizou o áudio da versão da cantora Perla, gravada no mesmo ano.
Em entrevista ao podcast do TMDQA!, Bruno explicou que, no futuro, os filmes, séries e clipes musicais poderão não apenas serem dublados, mas também “labializados”. Além de garantir mais entretenimento, a técnica pode facilitar a compreensão de pessoas surdas.
No episódio, que você pode ouvir no final desta matéria, o jornalista também nos alertou sobre usos indevidos dos deepfakes em ano de eleição e pandemia, e como podemos “treinar nosso cérebro” para reconhecer o que é real e o que não é.