Serj Tankian (System of a Down) lança single celebrando origens armênias; ouça

Filho de sobreviventes do Genocídio Armênio, Serj Tankian homenageou suas origens na faixa "Hayastane", com letras escritas pelo Primeiro Ministro do país.

Serj Tankian
Foto via Wikimedia Commons

Serj Tankian fez sucesso depois de já estar há algum tempo nos Estados Unidos, onde formou o System of a Down. No entanto, um dos grandes laços que une os integrantes da banda é a origem armênia de todos.

Ainda que tenha nascido no Líbano e se mudado para os EUA com apenas sete anos de idade, Serj é neto de sobreviventes do terrível Genocídio Armênio. Vitimando mais de 1,5 milhão de nativos, através de assassinato ou expulsão em massa, o acontecimento é sempre lembrado e homenageado pelos sobreviventes.

Dessa vez, o vocalista do SOAD participou de uma iniciativa do governo para relembrar a data (como já fez com a banda em músicas como “P.L.U.C.K.” e “Holy Mountains”) e presenteou o povo armênio com uma belíssima canção em seu idioma original. A letra foi escrita pelo atual Primeiro Ministro da Armênia, Nikol Pashinyan, mas o próprio Serj explica (via Kerrang!):

Durante esses tempos desafiadores de pandemia e isolamento, queríamos dar às pessoas da Armênia um presente de esperança que eles próprios possam compartilhar com o mundo. O objetivo era escrever uma música que representasse uma celebração vitoriosa do espírito armênio, cobrindo o passado, presente e futuro de nossa nação.

A instrumentação é belíssima e assinada por Kamo Seyranyan. 100% dos lucros obtidos com “Hayastane”, como se chama a nova faixa (“Armênia”, na língua local), será revertido para uma caridade. Você pode conferir o clipe oficial logo abaixo.

Serj Tankian e a Armênia

Recentemente, o cantor ainda cedeu sua voz para outra faixa que envolve a Armênia. Trata-se de “Introvert (Call Me Crazy)”, do rapper Misho, que ainda teve participação de Sebu Simonian (Capital Cities). Confira por aqui.

Já o System of a Down continua na novela do novo disco que, muito provavelmente, não vai sair. Recentemente, os membros da banda têm dado suas opiniões sobre o coronavírus e… a coisa está complicada.