Um dos eventos mais importantes da indústria musical, o Record Store Day está acostumado a receber centenas de pessoas simultaneamente aproveitando o dia especial em que fãs pelo mundo podem adquirir raridades nas boas e velhas lojas de disco.
Desde 2008, o evento é realizado anualmente em um sábado de Abril. No entanto, devido ao novo Coronavírus, essa tradição acabou em 2020 — o evento foi inicialmente transferido para Junho, mas já houve outra mudança e agora ele ocorrerá em três datas diferentes para diluir o número de pessoas presentes e respeitar as regras de distanciamento social.
Mais ainda, a primeira edição será apenas em 29 de Agosto. Isso mostra que a organização ainda crê que não há estrutura para a realização do RSD, e portanto condiciona a realização deste a um avanço no combate à COVID-19.
O anúncio oficial, disponível pelo Tweet abaixo, também mostra que as outras duas ocasiões serão os dias 26 de Setembro e 24 de Outubro. A edição especial de Black Friday também segue confirmada, por enquanto. Já a lista completa com os lançamentos do ano chegará no dia 1 de Junho pelo site oficial.
Record Store Day 2020
#RSDDrops Three dates when the RSD 2020 List of releases will make their way into your record store and then into your collection, as responsibly as possible. More details on https://t.co/Mppu57r9vl and the new List–with new RSD Drop dates– comes on June 1. #RSD2020 #RSD20 pic.twitter.com/Lp0kuQQvfY
— Record Store Day (@recordstoreday) April 29, 2020
Um dos principais destaques do Record Store Day 2020 será o Pink Floyd.
A última apresentação de “Arnold Layne”, single de estreia da banda lá em 1967, será vendida em um vinil de 7 polegadas. A performance aconteceu no dia 10 de maio de 2007, a última vez em que David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright tocaram juntos.
Outros bons lançamentos incluem The Alternate Rumours, com takes alternativos do clássico Rumours do Fleetwood Mac e uma versão deluxe de Odds and Sods, do The Who, com 14 faixas bônus.