Música

Em 1978, The Clash tocava para um mar de gente na luta contra o racismo

Em 30 de Abril de 1978, The Clash participou de evento do Rock Against Racism, que levou dezenas de milhares de pessoas às ruas de Londres.

The Clash no Carnival do Rock Against Racism

30 de Abril de 1978 foi uma data importante para a banda britânica The Clash e para a luta contra o racismo.

Foi nessa data que o movimento “Rock Against Racism” se uniu à Anti-Nazi League (Liga Anti-Nazistas) para realizar um evento como forma de mostrar que lutaria contra o crescente neonazismo na Inglaterra.

Ônibus de todo país se dirigiram até Londres levando manifestantes que caminharam por cerca de 10 quilômetros entre a Trafalgar Square e o East End e depois assistiram a um show gigantesco no Victoria Park.

 

The Clash e um Show Histórico

https://www.instagram.com/p/B_mv0ggA7E8/

A atração principal do dia era o The Clash de Joe Strummer, Mick Jones, Paul Simonon e Topper Headon, e a apresentação foi pra lá de quente.

O grupo tocou 11 músicas incluindo clássicos como “London’s Burning”, “Tommy Gun” e “White Riot”, que contou com a participação especial de Jimmy Pursey, do Sham 69, e encerrou as atividades.

Além do Clash, também estiveram por lá artistas e grupos como Steel Pulse, X-Ray Spex, Tom Robinson Band, Patrik Fitzgerald e Misty In Roots.

Logo abaixo você pode assistir a um vídeo em alta qualidade do show, cujo público foi estimado entre números como 50 e 100 mil pessoas, bem como ver o setlist do The Clash.

  1. Complete Control
  2. London’s Burning
  3. Clash City Rockers
  4. Tommy Gun
  5. (White Man) In Hammersmith Palais
  6. Last Gang in Town
  7. Police and Thieves (Junior Murvin cover)
  8. English Civil War
  9. Guns on the Roof
  10. Capital Radio
  11. White Riot (com Jimmy Pursey)