O dia em que os Beatles (quase) se reuniram por três mil dólares

Em 1976, uma proposta de três mil dólares por uma reunião dos Beatles na TV americana se tornou talvez o maior "quase" da história da música. Relembre!

O ano era 1976 e os Beatles estavam seguindo suas carreiras solo depois de um fim que supostamente envolveu muitas brigas e desavenças entre os membros.

O maior programa de comédia da TV americana à época era o Saturday Night Live — e talvez ainda seja, na verdade — e o produtor Lorne Michaels teve uma ideia sensacional. Ele pegou com a NBC, rede que transmitia o programa, um cheque no valor “exorbitante” de três mil dólares e disse, em rede nacional:

Continua após o vídeo

Olá! Eu sou o Lorne Michaels, produtor do Saturday Night. Neste momento, estamos sendo assistidos por aproximadamente 22 milhões de pessoas mas por favor permitam que eu me dirija a quatro pessoas bem especiais: John, Paul, George e Ringo, os Beatles.

Ultimamente têm surgido vários rumores de que vocês quatro podem estar se reunindo. Isso seria ótimo: para mim, os Beatles são a melhor coisa que já aconteceu na música e vão até além disso. Vocês não são só um grupo musical, nós crescemos com vocês. E é por esse motivo que eu estou os convidando para aparecer no nosso programa.

Agora, nós vimos e lemos muito sobre conflitos legais e de personalidade que podem impedi-los de se reunir; isso é algo que não é da minha conta. Vocês vão ter que cuidar disso. Mas também foi dito que até agora ninguém ofereceu dinheiro suficiente para satisfazê-los. Bom, se é dinheiro que vocês querem, não será um problema.

A National Broadcasting Company [NBC] me autorizou a oferecer a vocês um cheque certificado de TRÊS MIL dólares. […] Tudo que vocês têm que fazer é cantar três canções dos Beatles. ‘She loves you, yeah, yeah, yeah’? Já são mil dólares aí. Vocês sabem as letras, vai ser fácil. Como eu disse, esse cheque é para os Beatles — vocês dividem como quiserem. Quer dar menos ao Ringo? É com vocês. Eu prefiro não me envolver. Eu estou sendo sincero e se isso lhes ajudar a decidir fazer uma reunião, então vale o investimento.

Acontece que Lorne provavelmente nem imaginava que, de fato, pelo menos dois dos Beatles estavam realmente assistindo ao programa.

A reação dos Beatles

Anos depois, em uma entrevista, Paul McCartney contou que esse dia foi realmente o mais próximo que houve de uma reunião dos Beatles.

Isso porque ele estava na casa de John Lennon, no famoso Dakota Building, assistindo à oferta. Como a residência de Lennon ficava a poucos metros do estúdio de gravação do SNL, Paul conta que os dois realmente pensaram em aparecer de surpresa por lá e tocar algumas músicas — mas brinca que “o dinheiro não era suficiente”.

Na verdade, segundo Paul, a dupla estava muito cansada no dia e resolveu não ir até lá. É possível especular também que havia uma certa ressalva quanto às implicações que essa aparição teria, já que a maior banda do mundo à época certamente teria muitas amarras legais. Infelizmente, por muito pouco, não pudemos ver esse momento que certamente entraria pra história.

Continua após o vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=Vzck20Zps2o&

O fato é que, anos depois, um ex-Beatle apareceu no Saturday Night Live e protagonizou uma cena hilária em relação a essa proposta. Foi George Harrison, que se encontrou com Lorne Michaels e, é claro, cobrou seus três mil dólares!

No fim, George não conseguiu a grana — afinal de contas, ele só era um quarto da banda! Você pode rever esse momento do saudoso ícone logo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=50_2YhXG_Nk