Alex Albino é um músico brasileiro que ganhou um baita presente de aniversário.
De um amigo próximo, recebeu um dicionário bastante antigo e ele já veio com algumas palavras circuladas que, segundo ele, seriam características da personalidade do cantor e compositor paulista.
Entre as definições aparecia a palavra “casmurro”, que significa “teimoso”, e esse foi o ponto de partida de Albino para compor a canção de mesmo nome que faz parte do seu EP, Mercúrio.
Alex Albino, “Casmurro” e Mercúrio
A canção é parte do primeiro EP do músico, chamado Mercúrio, que foi gravado em grande estilo na cidade de Nashville.
Mais precisamente, o trabalho foi registrado no estúdio onde a banda Alabama Shakes gravou o elogiadíssimo disco Boys & Girls (2012), o Bomb Shelter.
Lá, Alex explorou diversos lados de suas composições e sonoridades, sendo que o pontapé inicial foi dado justamente com “Casmurro”, a letra mais autobiográfica de todo pacote:
Quando ela surgiu, era um momento de muita dúvida entre seguir ou não por um caminho artístico, por algo que sempre acreditei.
Também falando sobre a canção, o autor diz que a ideia foi casar letra e instrumental de uma forma que as coisas fluíssem, se representassem e se “traduzissem”, explicando:
A melodia traduz essa antítese da letra. Começa super suave, mas ao mesmo tempo dramática e se torna até engraçada, além do canto, com uma voz mais suave nas estrofes e um vocal mais rasgado e gritado no refrão.
Novo Clipe
Isso tudo pode ser visto com exclusividade hoje aqui no TMDQA! através do clipe oficial de “Casmurro”.
O vídeo foi dirigido por Gabriel Novis e faz uso de traços e técnicas lúdicas para representar a batalha pessoal e interna que o próprio artista descreveu acima. Além disso, mergulhando de cabeça em elementos analógicos, serve como forma de transmitir ao público aquilo que o EP (que também já teve a canção “AA Song” liberada) representa.
Assista logo abaixo.
A canção já está em todas as plataformas de streaming.
Ficha técnica
Direção e Edição: Gabriel Novis
Direção Fotografia: Ramon Santos
Roteiro: Alex Albino e Beatrice Tanaka
Produção Executiva: Beatrice Tanaka
Câmera: Gabriel Novis e Ramon Santos
Figurino: Alex Albino e Beatrice Tanaka
Fotografia Still: Thiago Laion
Produção: Thiago Laion, Ramon Santos, Alex Albino, Beatrice Tanaka e Gabriel Novis
Colorista: Burn Color Grading
VFX: Heitor Cavalheiro
Designer Gráfico: Pamela Colpo
Fornecedores Parceiros: Casa Juisi, Receptivo As Ribeirinhas, Madeiras Brasil e Grupo Treis e Preview.
Filmado nas Falésias Do Gunga e Piaçabuçu (Alagoas) em Agosto/2019