O apresentador Jimmy Fallon pediu desculpas nesta segunda-feira (dia 26) por ter feito um blackface no programa Saturday Night Live no ano de 2000. Um vídeo do episódio rodou as redes sociais nos últimos dias e fez o nome de Fallon chegar aos Trending Topics.
Na ocasião, o comediante pintou a rosto para parodiar Chris Rock, porém, agora admite que a decisão foi péssima. “Não há desculpas para isso,” escreveu em seu Twitter.
Jimmy Fallon também postou que sente muito pelo episódio inquestionável e agradeceu por todos que o responsabilizaram por isso.
In 2000, while on SNL, I made a terrible decision to do an impersonation of Chris Rock while in blackface. There is no excuse for this.
I am very sorry for making this unquestionably offensive decision and thank all of you for holding me accountable.
— jimmy fallon (@jimmyfallon) May 26, 2020
Jimmy Fallon
A hashtag usada para falar sobre o assunto no Twitter foi #JimmyFallonisoverparty, que chegou a ser postada também até aqui no Brasil. Alguns internautas questionaram inclusive o “cancelamento” do apresentador por um fato ocorrido há 20 anos.
Pra quem não entendeu, Jimmy Fallon tá sendo cancelado por causa de um blackface que ele fez no SNL em 2000#jimmyfallonisoverparty pic.twitter.com/9unZZGYVXg
— Esperando FKA twigs dar uma facada na lana (@mrcosarthur) May 26, 2020
No ano passado, um blackface feito em 2007 pela comediante Sarah Silverman também voltou à tona e causou sua demissão de uma produção que estava em andamento. No caso dela, a maquiagem foi usada em seu próprio programa, o The Sarah Silverman Show.
Jimmy Fallon participou do Saturday Night Live de 1998 a 2004 e depois ficou à frente do Late Night (entre 2009 e 2014). No mesmo ano estreou no The Tonight Show, atração que apresenta até hoje.