Em 2002, Dave Grohl e Jack Black polemizavam em clipe do Foo Fighters

Conheça a história da produção da música e do clipe de "Low", do Foo Fighters, com participação do ator e músico Jack Black.

Dave Ghrol, do Foo Fighters, e Jack Black
Foto: Reprodução/YouTube

Que tal uma noite de muita loucura e curtição num motel junto com Dave Grohl e Jack Black? É exatamente isso o que acontece no clipe de “Low”, faixa do disco One By One, lançado pelo Foo Fighters lá em 2002.

O clipe da música tem pouco mais de cinco minutos de duração e mostra os dois amigos usando e abusando de bebidas alcoólicas, vestindo fantasias, dançando e, vamos ser bem sinceros, ficando beeeem loucos.

O próprio Dave Grohl revelou seu sentimento ao compor “Low”:

É o tipo de música que você reza para ser solteiro. É o que todos gostam, mas escondem por ser estranho.

Lendo assim, pode até parecer sem sentido, mas assistindo ao clipe dá para entender perfeitamente o que ele quis dizer. Eu definiria as imagens como “brincadeiras de homens héteros”.

Dave Grohl e Jack Black

As cenas de Dave Grohl e Jack Black no clipe mostram os dois vomitando, fazendo alusões a atos sexuais e em competições para saber qual dos dois bebe mais ou é mais forte. Por isso, ele foi banido da programação da MTV na época.

A ideia inicial do líder do Foo Fighters era ter um clipe todo com imagens no escuro, captadas por uma câmera especial, e gravado em plano sequência. Ou seja, ele queria ouvir o “ação” e ficar por quatro minutos direto bagunçando pela casa com seu amigo Jack Black.

Porém, o diretor do clipe, Jesse Peretz, o convenceu a criar um roteiro para a produção, incluir cenas externas (mostradas no início e ao fim do vídeo) e gravar vários takes para depois editá-los. Sua ideia era mostrar “dois caipiras de lingerie em um quarto de motel”.

Foo Fighters

O Coachella, um dos maiores festivais de música do mundo, de certa forma foi a inspiração para a banda produzir a música. Após a edição de 2002 do evento, Dave Grohl e Taylor Hawkins, baterista do grupo, criaram a parte instrumental de “Low” e gravaram no próprio estúdio do vocalista, na Califórnia.

Ela virou um single do disco apenas no ano seguinte e, além disso, também ganhou uma versão ao vivo adicionada à edição norueguesa do One By One, que foi o quarto disco lançado pela banda.

Assista abaixo ao clipe de “Low”, do Foo Fighters com a participação do ator e músico Jack Black, e relembre aqui quando eles se reencontraram no Brasil no ano passado, no Rock in Rio.