O rapper Emicida convidou a cantora Drik Barbosa para uma colaboração na faixa “Sementes”, que acaba de ganhar um clipe. Eles falam sobre o trabalho infantil no Brasil.
Segundo release divulgado à imprensa, existem hoje no país 2,4 milhões de crianças e adolescentes em situação de trabalho proibido, sendo 1,4 milhão de negros. A canção propõe sensibilizar, conscientizar e mudar este cenário através da poesia.
É considerado trabalho infantil qualquer atividade econômica e de sobrevivência, com lucro ou não, remunerada ou não, feita por crianças e adolescentes menores de 16 anos. Inclui-se nesta categoria o trabalho infantil doméstico, em sua maioria realizado por meninas (94%).
Vale lembrar que no Brasil existe um programa legal para aprendizes menores que recruta jovens a partir dos 14 anos para trabalhos formais e que não são considerados exploração.
Emicida e Drik Barbosa
Os artistas aproveitam a proximidade do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil (12 de junho) para lançar a novidade.
Emicida frisa que a pandemia do novo coronavírus faz a questão se agravar, principalmente nas periferias:
A gente vive um momento em que é necessário falar sobre a problemática da Covid-19 nas periferias. Isso é urgente. A persistente falta de atenção dada ao trabalho infantil, algo que vem bem antes dessa pandemia surgir, se agrava ainda mais neste período, que deveria ser de paralisação e isolamento, mas resulta no inverso: mais crianças sendo empurradas para uma situação de trabalho desumano.
O clipe de “Sementes” faz parte de uma campanha contra o trabalho infantil idealizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), pela Justiça do Trabalho (TST) e pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).
Assista abaixo ao clipe de “Sementes”, parceria de Emicida e Drik Barbosa: