Penny Lane, que inspirou clássico dos Beatles, pode mudar de nome por supostas conexões racistas

Penny Lane, famosa alameda em Liverpool que inspirou música dos Beatles de mesmo nome, pode ter sido batizada com nome de vendedor de escravos.

Penny Lane, em Liverpool
Foto Stock via Shutterstock

Em 1967 os Beatles lançaram o clássico “Penny Lane” como um single de “duplo Lado A”, já que do outro lado estava a também icônica “Strawberry Fields Forever”.

As duas canções falam sobre lugares importantes nas vidas de integrantes da lendária banda de Liverpool, e “Penny Lane” (Lennon-McCartney), especificamente, foi batizada com o mesmíssimo nome da “Penny Lane”, a “Alameda Penny” localizada em Liverpool.

Todos sabemos que após a morte brutal de George Floyd nos Estados Unidos, o mundo todo tem realizado protestos contra o racismo e há uma movimentação forte em torno da readequação de símbolos públicos que lembrem episódios terríveis da história como a escravidão.

Ao redor do globo há várias estátuas de homens reconhecidamente ligados ao comércio de pessoas sendo derrubadas e a discussão também tem se ampliado a respeito de outros símbolos.

Continua após o vídeo

Penny Lane e o Racismo

De acordo com a NME, uma questão foi levantada a respeito de uma das travessas mais famosas do planeta, e há gente dizendo que ela ganhou esse nome por causa de um vendedor de escravos chamado James Penny.

Segundo a matéria, o “prefeito regional” de Liverpool disse que “existe a possibilidade de que o local seja renomeado” caso essa conexão seja provada. Steve Rotherham, “prefeito Metro” da cidade, também falou a respeito:

Se esse lugar foi batizado como Penny Lane por causa de James Penny, então isso precisará ser investigado. Algo precisaria acontecer e eu diria que aquela placa e aquela estrada correm risco de serem renomeadas.

Ainda assim, o próprio disse que não há provas de que foi feita uma homenagem ao cara com o batismo da alameda e as outras versões a respeito da origem do nome dão conta de que havia por ali uma espécie de “pedágio” para atravessar o local.

Na época, as pessoas pagavam com “pennies”, ou “centavos”, e ele ficaria conhecido então como “Alameda do Centavo”.

Por fim, o Museu da Escravidão de Liverpool se pronunciou e disse que as ligações da Penny Lane com James Penny “não são conclusivas”.

LEIA TAMBÉM: há 15 anos, o famoso Strawberry Field que inspirou os Beatles era fechado