Cultura

Vera Lynn, ícone da segunda guerra e personagem de música do Pink Floyd, morre aos 103 anos

Vera Lynn é citada no álbum "The Wall", do Pink Floyd, por conta de sua interpretação de "We'll Meet Again" aos soldados britânicos.

Dame Vera Lynn
Foto Stock via Shutterstock

Morreu aos 103 anos a cantora Vera Lynn, símbolo de esperança da II Guerra Mundial e personagem de uma faixa do disco The Wall, do Pink Floyd. O local e a causa da morte da artista não foram divulgados.

“We’ll Meet Again”, composta por Ross Parker e Hughie Charles, e gravada por Vera em 1939, se tornou o tema do Reino Unido durante o período de guerra e, posteriormente, um clássico da cultura britânica.

Publicidade
Publicidade

Com uma melodia cheia de esperança, a canção fala sobre como “nos encontraremos novamente, não sei onde, não sei quando, mas eu sei que nos encontraremos de novo, em um dia ensolarado”, e era entoada nas despedidas de combatentes que iam para a guerra.

Em 1979, o Pink Floyd a citou na música “Vera”, do disco The Wall. A canção fala sobre um filho que nunca mais vê seu pai, morto nos combates, e faz uma relação de “cobrança” com um quê irônico sobre como a cantora prometeu a volta de todos os oficiais:

Alguém aqui se lembra de Vera Lynn? Se lembra como ela disse que nos encontraríamos novamente num dia ensolarado? Vera! Vera! O que aconteceu com você? Alguém por aqui sente o mesmo que eu?

Vera Lynn

Vera Lynn nasceu em 1917 no subúrbio de Londres. Começou a atuar aos 7 anos e a cantar aos 18. Aos 19 gravou seu primeiro disco solo e entre 1939 e 1945 ganhou dos soldados da segunda guerra o título de queridinha das forças armadas.

Além de ter atuado para as tropas britânicas em países como Egito e Índia, Vera já foi homenageada pela Rainha Elizabeth II e também já se dedicou à causas como o câncer de mama e a paralisia cerebral.

Sua última aparição pública foi em 2005 no 60º aniversário da vitória dos aliados na II Guerra Mundial.

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson reagiu à morte da artista que ele classificou como a voz que elevou o espírito do Reino Unido em um de seus momentos mais difíceis. “Seu charme e sua voz mágica vão continuar aquecendo os corações das próximas gerações”, declarou.

Versão de Johnny Cash

Em 2002, apenas um ano antes da sua morte, Johnny Cash lançou o quarto disco da série “American” com American IV: The Man Comes Around.

No álbum estão covers de bandas e artistas como Sting, The Beatles, Depeche Mode e mais.

A faixa de despedida do álbum é justamente “We’ll Meet Again”, que conta com backing vocals de pessoas próximas ao músico e sua família. Nesse disco está o mega hit “Hurt”, uma cover de Nine Inch Nails.

Por Felipe Tellis e Tony Aiex

Sair da versão mobile