Tom Morello e a inusitada história de como surgiu "Killing in the Name"

Aula de guitarra, uma afinação não-convencional e um improviso que mudaria tudo: conheça a história de como Tom Morello fez riff do Rage Against The Machine

Tom Morello explica "Killing in the Name"
Reprodução/YouTube

Lá no final dos anos 80, antes de chegar à fama com o Rage Against the Machine, o então professor de guitarra Tom Morello compôs “sem querer” um riff que mudou a sua vida e de seus companheiros de banda.

Em um vídeo de 2018, ele conta a inusitada história sobre a origem do grande hit de 1991:

O riff principal veio a mim quando eu estava dando uma aula de guitarra a outra pessoa. Eu estava ensinando sobre a afinação em ‘Drop D’, quando todas as cordas ficam com a afinação normal mas o bordão é afinado para baixo, em Ré. Eu estava mostrando a esse jovem como fazer isso e eu só toquei… [toca o riff] E aí eu fiquei tipo, ‘espera aí um segundo!’ e peguei meu pequeno gravador de fita, apertei para gravar e guardei isso para mim, levei para o ensaio no dia seguinte e os rapazes coletivamente transformaram aquilo em uma música chamada ‘Killing in the Name’.

Publicidade
Publicidade

Você pode conferir esse conto na versão do próprio Tom pelo vídeo abaixo, no qual ele ainda explica e toca outros riffs clássicos de sua carreira como “Cochise”, do Audioslave.

LEIA TAMBÉM: Rage Against the Machine e uma performance inflamada de “Killing in the Name”

Tom Morello explicando “Killing in the Name”

Sair da versão mobile