Música

Jeff Ament (Pearl Jam) exalta bandas novas: “melhor fase da música”

Baixista do Pearl Jam, Jeff Ament enxerga com ótimos olhos a nova geração de bandas, chamando-a de "melhor fase da música" e dando recomendações. Veja!

Jeff Ament (Pearl Jam)
Foto: Wikimedia Commons

Jeff Ament está tendo um ano bastante ativo.

O baixista lançou o disco Gigaton com o Pearl Jam no começo de 2020 e, logo depois da banda ter que cancelar sua turnê devido à COVID-19, ele aproveitou o tempo livre para canalizar emoções contrárias ao atual governo dos EUA e lançar o EP solo American Death Squad.

Em entrevista à ALT CTRL (via Blabbermouth), ele falou sobre o trabalho e muitos outros assuntos — entre eles, a música nos dias atuais. Para Ament, estamos vivendo a melhor fase da história e ele cita vários exemplos de bandas que em sua opinião comprovam isso:

Eu acho que a música em si está em um lugar melhor do que jamais esteve. Há tanta música fantástica. É diferente de como era alguns anos atrás. Não é como se você fosse à loja de discos e falasse com o cara dos discos, mas é ir online, é falar com seus amigos. Um ano atrás, eu vi essa banda IDLES, e isso só me levou a essa jornada incrível pelo Murder Capital e Fontaines D.C. e Shame e todas essas bandas. Eu acho que isso acontece a cada três ou quatro anos pra mim, quando há uma subcultura acontecendo em algum lugar que só te deixa muito empolgado com a música novamente, e honestamente, é tão empolgante como quando eu ouvi os Ramones pela primeira vez ou quando eu ouvi o Black Flag e o Dead Kennedys e o Minor Threat e todo esse Hardcore da Costa Leste pela primeira vez, ou mesmo o que estava acontecendo aqui em Seattle no fim dos anos 80. Digo, há arte incrível sendo feita em todo lugar. Uma das melhores coisas da tecnologia é que você geralmente consegue encontrá-la muito rapidamente. Você não precisa encomendar.

O Preoccupations é outra banda que… Eles meio que são uma das primeiras bandas onde houve esse tipo de Post-Punk gótico, super pesado. É tipo quando as pessoas falam, ‘o Rock morreu’. Eu fico tipo, ‘Cara, vai ouvir isso… porque isso é Rock. Isso é uma música de Rock tão boa como qualquer outra do planeta pelos últimos 20 anos’. Há pessoas jovens aprendendo como tocar seus instrumentos de uma forma diferente de como aprendemos a tocar os nossos instrumentos, e há um monte de gente puta, e há um monte de gente ansiosa, e tudo isso é um combinado perfeito para ótimas músicas e ótima arte. Digo, a música nova do IDLES, ‘Grounds’, é a melhor música dos últimos três anos ou qualquer coisa assim. É só, tipo, eu não conseguia parar de ouvi-la.

Jeff Ament

Publicidade
Publicidade

Ainda na mesma conversa, Ament reforçou sua torcida por Joe Biden nas eleições que ocorrem em 2020 nos Estados Unidos, deu apoio ao movimento Black Lives Matter e também comentou como foi a reação do Pearl Jam às notícias sobre a COVID-19.

Ele chegou a afirmar que a banda ficou “sem dormir” e teve que se desligar um pouco de tudo, ainda mais por ter diversos familiares e amigos que trabalham nas linhas de frente do combate à doença.

O baixista ainda conta que a segurança dos fãs foi o grande motivador do cancelamento da turnê do PJ, já que eles estavam cientes de quantos fãs viriam de diversos lugares do mundo para vê-los e poderiam estar se expondo a riscos enormes.

Sair da versão mobile