Música

Agente conta como Metallica "adotou" clássico de Ennio Morricone em shows

Jon Zazula, agente do Metallica nos anos 80, contou a história de como foi responsável pela canção de Ennio Morricone que abre os shows da banda até hoje.

Metallica Anos 80
Foto via Wikimedia Commons

Todo fã de Metallica com certeza sabe cantarolar a canção que abre todos os shows da banda há várias décadas.

Sim, estamos falando de “The Ecstasy Of Gold”, do filme Três Homens em Conflito (1966), a introdução às apresentações dos caras desde 1983. Mas você sabia que não foi a banda de fato que escolheu essa faixa?

A música composta pelo icônico Ennio Morricone, que nos deixou na última semana, foi “pescada” por Jon Zazula, fundador da Megaforce e, à época, agente do Metallica. Zazula conta essa história em seu novo livro, Heavy Tales: The Metal. The Music. The Madness. As Lived by Jon Zazula, a ser lançado no dia 21 de julho.

Como mostra um trecho da obra obtido pela Loudwire, Jon declara:

Eu sempre fui um grande fã do Morricone e estava procurando por uma música de introdução antes da apresentação do Metallica no palco.

Ele ainda conta que pensou também em “The Trio”, outra composição de Ennio, mas a vencedora foi “The Ecstasy of Gold”. Um dos motivos para querer essa introdução era emocionar o público já antes do show — algo que dá certo até hoje!

Além disso, o grupo também teria “comprado” a ideia por conta do Iron Maiden, que à época já abria suas apresentações com “Doctor, Doctor”, do UFO.

Amizade recuperada

Segundo Zazula, sua relação com o grupo de James Hetfield nem sempre foi das melhores. Após anos sem se falarem, porém, a banda o agradeceu pela escolha da música de uma forma sutil.

Houve um longo período de tempo em que o Metallica e os Zazulas não se deram bem. Alguns anos se passaram até que passamos um tempo juntos novamente. Quando finalmente fizemos isso, James veio até mim e disse: ‘Ei Jonny, ainda estamos usando sua introdução’. Fiquei muito lisonjeado. Eu acredito que foi na Summer Sanitarium Tour.

Como aponta o artigo, quem sabe o interesse do Metallica por orquestras não tenha nascido aí? Nos anos seguintes, a banda se juntaria a uma para criar o incrível S&M, show onde tocou versões orquestradas de seus maiores hits e que se repetiu em 2019.

Homenagem

Veja por aqui o tributo do Metallica ao compositor.