A magia do cinema transforma as ideias em imagens deslumbrantes, sequências de tirar o fôlego, adapta outras mídias que não tinham o visual como elemento fundamental e, com isso, entretém milhões de pessoas por aí. Mas já parou para pensar no trabalho que dá para colocar isso em prática?
Um exercício muito divertido é ver o processo de filmagem para transformar roteiros criativos em verdadeiras obras-primas, exatamente a etapa intermediária onde a mágica é feita. Os modelos digitais, chroma key (o famoso “fundo verde”), captura de movimentos, até efeitos práticos e a própria dublagem… São várias técnicas que possibilitam a execução de efeitos absurdos.
Dar uma olhada nos sets antes da pós-produção é super interessante. Além de mostrar o quanto a indústria se adaptou às inovações tecnológicas, dá uma leve ideia de como é trabalhoso planejar um filme. A quantidade de equipamentos, o tanto de gente envolvida nos bastidores… o cinema realmente é uma expressão artística muito complexa e, não à toa, consegue atingir tantas pessoas.
Veja alguns exemplos de como os filmes podem ser bem diferentes enquanto ainda estão em processo de construção:
Doutor Estranho
— filmes sem efeitos especiais (@FilmeSemEfeitos) May 27, 2020
Jumanji
— filmes sem efeitos especiais (@FilmeSemEfeitos) June 23, 2020
Vingadores: A Era de Ultron
— filmes sem efeitos especiais (@FilmeSemEfeitos) June 27, 2020
Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2
— filmes sem efeitos especiais (@FilmeSemEfeitos) May 26, 2020
Uma Noite no Museu
— filmes sem efeitos especiais (@FilmeSemEfeitos) July 3, 2020
Guardiões da Galáxia
— filmes sem efeitos especiais (@FilmeSemEfeitos) May 28, 2020
Se você ficou curioso para ver como outros filmes foram filmados, indicamos um mergulho no perfil Filme Sem Efeitos, no Twitter, além do canal Framestore, no YouTube. Lá você pode assistir, por exemplo, ao vídeo que mostra os efeitos aplicados em Blade Runner 2019, vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Visuais, em 2018.