Parece que os fãs de Rock ainda não superaram os clássicos como Beatles e Queen na hora de ouvir música.
Um novo relatório da Nielsen, especialista na indústria de consumo de música, mostra que o gênero ainda foi dominado por bandas antigas durante essa primeira porção de 2020 — especificamente o período de 3 de Janeiro a 2 de Julho.
O quarteto de Liverpool está disparado na frente como artista mais consumido, seguido justamente pela banda do saudoso Freddie Mercury.
Ainda no Top 5, os lendários Fleetwood Mac e Metallica aparecem respectivamente na quarta e quinta posições. Quem completa o ranking é a única banda moderna a figurar (e com quem sempre há discussões sobre ser Rock ou não): o Imagine Dragons.
Em questão de álbuns, no entanto, parece que o povo só quer o melhor dos melhores mesmo. Só há um disco efetivamente de inéditas entre os mais ouvidos, e é o icônico Rumours do Fleetwood Mac.
O restante do Top 5 é completado por compilações, com o Greatest Hits do Queen liderando e seguido por Diamonds, de Elton John; Chronicle, Vol. 1, do Creedence Clearwater Revival e o Greatest Hits do Journey.
Esse último, aliás, é fortemente impulsionado pelo sucesso de “Don’t Stop Believin'”, que foi a segunda canção de Rock mais ouvida em 2020 até agora. O primeiro lugar fica por conta de “Believer”, do Imagine Dragons, e o resto do Top 5 traz “Bohemian Rhapsody”, do Queen, “High Hopes”, do Panic! At the Disco, e “Hotel California”, dos Eagles.
Por fim, nas rádios, há uma larga vantagem de “High Hopes” sobre todas as outras (até por se tratar de uma canção mais recente). O ranking ainda conta com “Don’t Stop Believin'”, e outros três clássicos: “Livin’ on a Prayer”, do Bon Jovi, “Every Breath You Take”, do The Police, e “In the Air Tonight”, do Phil Collins.
Consumo de música em 2020
Até o momento, em 2020, 19,3% do consumo de música nos EUA foi relacionado ao Rock — em oposição a 28,4% do R&B/Hip Hop.
Ainda assim, o Rock é o segundo mais popular, à frente inclusive do Pop que representa uma fatia de 13,3% do mercado. Em vendas físicas, aliás, o Rock está disparado na frente ao representar 43,3% das vendas, e talvez por isso tenha uma posição forte no todo. O segundo lugar é do R&B/Hip Hop, com 12%.
No entanto, não há nenhum artista do gênero entre os mais populares de 2020. A lista é dominada pelo R&B/Hip Hop, com o Top 10 trazendo Drake, The Weeknd, Lil Uzi Vert, Post Malone, Youngboy Never Broke Again, Eminem, Lil Baby, Roddy Ricch e DaBaby. A única que não faz parte do padrão é Billie Eilish, aparecendo em oitavo lugar.
Em tempo, vale lembrar que o Rock vai muito, mas muito além dos clássicos e recentemente aproveitamos o Dia Mundial dedicado ao gênero para indicar discos internacionais e nacionais que mostram os ótimos sons de bandas velhas e novas na última década.
Você pode conferir o relatório na íntegra por aqui (via UCR).