Malik B., uma lenda do hip-hop americano, se foi cedo demais aos 47 anos nesta quarta-feira (29).
A causa da morte do rapper, que foi um dos fundadores do The Roots, não foi revelada. A notícia, entretanto, foi confirmada por seu primo, Don Champion, e posteriormente pelo grupo do qual fez parte nos anos 90 (via CoS).
No Instagram, o Roots soltou um comunicado emocionado sobre a morte do colega:
É com o coração pesado e os olhos cheios de lágrimas que, infelizmente, informamos a morte de nosso amado irmão e membro de longa data do Roots, Malik Abdul Basit.
Que ele seja lembrado por sua devoção ao Islã, sua irmandade amorosa e sua inovação como um dos MCs mais talentosos de todos os tempos. Pedimos que você respeite sua família e amigos neste momento de luto por uma perda tão grande.
O músico Tariq “Black Thought” Trotter, também do grupo, escreveu:
Fizemos um nome e criamos uma cena que não existia. Ressuscitamos uma cidade das cinzas, a colocamos nas costas e a chamamos de Illadelph (Filadélfia).
Em uma competição amistosa com você desde o primeiro dia, sempre senti como se tivesse [acesso a] apenas uma mera fração do seu verdadeiro dom e potencial. […] Eu sempre quis mudar você, de alguma forma sofisticar sua perspectiva e fazer você ver que havia muito mais opções do que as ruas, apenas para perceber que você e as ruas eram uma [coisa só]… e não havia como separar um homem de seu verdadeiro eu .
Malik B.
https://www.instagram.com/p/CDPLAtJAFr7/?utm_source=ig_embed
Ao lado de Questlove e Black Thought, Malik B. fundou o The Roots em 1987, participando dos quatro primeiros discos de estúdio da banda.
Em 1999, o músico seguiu carreira solo, mas voltou ao grupo em 2006 e 2008 para os discos homônimo e Game Theory, respectivamente.
Que descanse em paz!