Morreu o cantor, designer de guitarras e ator Trini Lopez, aos 83 anos, nesta terça-feira (11) em Palm Springs, na Califórnia, devido a complicações do novo coronavírus.
Lopez ficou famoso em 1963 ao gravar a clássica “If I Had a Hammer” que depois lhe deu a oportunidade de fechar uma parceria com a Gibson e desenhar dois modelos de guitarras: a Trini Lopez Standard e a Lopez Deluxe.
A primeira é um modelo baseado no corpo semi-oco Gibson ES-335 e a segunda uma variação da Gibson jazz projetada por Barney Kessel. Ambas foram produzidas entre 1964 e 1971 e hoje são considerados itens de colecionadores.
O músico Dave Grohl postou em suas redes sociais que usa a guitarra projetada por Trini Lopez e que ela é seu bem mais precioso desde que a comprou em 1992.
Todos os álbuns do Foo Fighters já feitos, do primeiro ao mais recente, foram gravados com minha guitarra vermelha Trini Lopez 1967. É o som de nossa banda!
Trini Lopez
A canção “If I Had a Hammer” gravada por Trini Lopez é original de Pete Seeger e Lee Hays e foi lançada em 1949. Sua versão fez tanto sucesso na década de 60 que alcançou o topo das paradas em 36 países e o fez vender um milhão de cópias.
Em sua carreira ainda, Lopez tem registrada uma parceria profissional com Frank Sinatra, que o contratou para fazer parte de sua gravadora, a Reprise Records.
Atuando, já no final dos anos 60, o artista trabalhou em produções como The Dirty Dozen, Adam-12 e The Hardy Boys/Nancy Drew Mysteries.
https://www.youtube.com/watch?v=hms_GdvOKZY&feature=emb_logo
Today the world sadly lost yet another legend, Trini Lopez. Trini not only left a beautiful musical legacy of his own, but also unknowingly helped shape the sound of the Foo Fighters from day one. (1/3) pic.twitter.com/9KRJXDXeWK
— Foo Fighters (@foofighters) August 11, 2020