O caldo voltou a azedar lá para os lados do Led Zeppelin.
Um processo sobre o suposto plágio do clássico “Stairway to Heaven” será reaberto uma terceira vez, pouco depois da justiça tomar uma decisão favorável à banda de Jimmy Page e companhia.
Em 2014, o guitarrista Randy California, do grupo Spirit, entrou na justiça alegando que o hit de 1971 é muito parecido com a canção de sua banda, “Taurus”, lançada em 1968. Após audiências em 2016 e 2018, como citamos, a bola acabou ficando com o Zeppelin, já que o juiz decidiu que não houve plágio.
Agora, Michael Skidmore, o representante de Randy, fez uma nova petição à Suprema Corte dos Estados Unidos para reabrir o processo (via Law360).
Em comunicado (via NME), Skidmore declara:
A opinião [do Nono Circuito] é um desastre para os criativos cujo talento é frequentemente explorado. Da mesma forma, é um presente para a indústria da música e seus advogados — recebido com entusiasmo — por um circuito cujo próprio juiz observou uma vez: ‘Nosso circuito é o mais hostil aos proprietários de direitos autorais de todos os circuitos’.
E continua:
O ‘tribunal de apelações do Circuito de Hollywood’ finalmente deu a Hollywood exatamente o que ela sempre quis: um teste de direitos autorais que não pode perder.
Complicado. O Led Zeppelin ainda não se pronunciou sobre o caso.