Laçamentos nacionais: Jana Linhares, Morris, Cuqui, Porto Laguna e Lou Schmidt

Entre os laçamentos nacionais nas últimas semanas estão materiais de Jana Linhares, Morris, Cuqui, Porto Laguna e Lou Schmidt.

Jana Linhares
foto: Julia Assis

A cantora Jana Linhares convidou Ilya para compor e gravar a faixa “Casa de Rainha”, que versa sobre a força e o poder feminino. A canção chega através do selo Bendita Música, com produção de Rodrigo Campello e Marcos Suzano.

O single é o segundo de uma sequência de lançamentos que Jana libera, mensalmente, até o final do ano, quando sairá seu álbum. “Quando começamos a produzir esse disco, que estamos lançando em singles, eu e Rodrigo Campello escolhemos algumas canções para experimentar novas parcerias na produção”, diz Jana.

“É uma poesia linda, urgente, para ser lembrada diariamente. Que nosso canto ressoe nos corações de todos que precisam da lembrança que estamos assistidos por nossos guias e que nossa força interior é capaz de mover qualquer obstáculo,” afirma Ilya sobre a gravação.

Morris

Morris
José De Holanda

O cantor e compositor Morris liberou recentemente nas plataformas digitais a música “Desalentado”. A canção foi escrita junto com César Lacerda e fará parte do disco Homem Mulher Cavalo Cobra, a ser lançado em breve.

Para divulgar seus novos singles, o artista usou um sistema de “pedras”. No caso, “Desalentado” representa a sétima pedra do ano.

“Com os cancelamentos dos shows de lançamento, escolhemos lançar as canções do disco separadas em PEDRAS. A ideia surgiu dos desenhos que meu filho fez para cada um dos temas em restos de parede, tijolos e concreto recolhidos pela cidade. Algo como uma pintura rupestre nos escombros urbanos,” explica Morris.

Cuqui

Cuqui
foto: reprodução

A artista Cuqui, integrante da banda Musa Híbrida, liberou nas plataformas de streaming seu EP de estreia, Tristinha. O compacto foi lançado através do selo Escápula Records e traz três faixas, escritas em momentos diferentes de seus oito anos de carreira.

Por causa da quarentena, o trabalho foi gravado e mixado pela própria Cuqui em homestudio em Pelotas, no Rio Grande do Sul, com exceção de “Tudo Tá Tão Errado”, gravado por Vini Albernaz em Vitória, no Espírito Santo.

“Uma coleção de beats disponibilizados em bancos gratuitos permitiu a criação de melodias próprias, que constroem a identidade de ‘Tristinha’. Um disquinho para tristinhas com pressão baixa,” brinca a cantora sobre o EP, inspirado em Fiona Apple, Saskia e Adriana Calcanhotto.

Porto Laguna

Porto Laguna
foto: Juliana Hitomi

O projeto solo do guitarrista do CPM 22 Luciano Garcia, Porto Laguna, lançou nas plataformas digitais o lyric video feito para a música “A Culpa”, que conta com os vocais da cantora Kamille Huebner.

“Essa música foi composta em 2014 e foi uma das primeiras escritas para esse trabalho. No período de 2012 a 2017, perdi várias pessoas da minha família e ela fala da saudade, das boas lembranças e também da culpa que fica quando as pessoas que amamos vão embora. Será que poderíamos ter sido melhores, ter sido mais presentes… É sobre as dívidas, não monetárias, as do coração,” afirma Luciano.

A faixa, com distribuição da Ditto Music, integra o EP Olympéa, que apresenta sete canções que passeiam pelo blues, gospel, country e folk. Todas as faixas do compacto são cantadas por Kamille.

Lou Schmidt

Lou Schmidt
foto: KVPA2

O artista e produtor Lou Schmidt liberou no YouTube o EP Turn Me Off, que conta com três músicas. Ele mesmo foi responsável por compor as faixas, arranjar, fazer as letras, tocar todos os instrumentos, samplear alguns outros, cantar, gravar e mixar.

O projeto busca uma estética glitch, lofi, no estilo anos 1980, com tom industrial e misturando rock, música eletrônica e alguns elementos acústicos e vocais pop.

“Gosto de pensar que moro numa realidade distópica, quase cyberpunk. Acho que a minha arte é bem inquieta e barulhenta, mas milimetricamente planejada e controlada,” afirma Lou, que também tem no currículo os discos Decompression (2016) e Universo Em Fade (2011).