Uma medida polêmica foi tomada pelo governo da Escócia para prevenir a população da contaminação com a COVID-19: músicas estão proibidas em bares e restaurantes.
A justificativa deles é que em ambientes sem música as pessoas não precisarão se inclinar para chegar mais próximas das outras e ouvir com clareza o que elas dizem.
A medida foi divulgada junto com outras diretrizes atualizadas para bares e restaurantes numa ação de reabertura do comércio local, porém, dividiu opiniões.
Escócia proíbe música em bares e restaurantes
Comerciantes disseram em entrevista à imprensa (via CoS) que proibir música nos ambientes pode agravar a situação da pandemia, já que o público pode deixar de frequentar bares e restaurantes por causa da restrição e fazer festas em suas próprias casas. E o pior, com música à vontade.
Depois disso, já se estuda permitir que os locais possam ligar rádios ou TVs com um limite máximo de altura de 70dB.
O proprietário de uma casa de shows em Edimburgo afirmou que a música de fundo é mais segura do que a proibição de música.
A polícia e as equipes locais de saúde estão encarregadas de fiscalizar quem está cumprindo as regulamentações já que, segundo a primeira-ministra escocesa Nicola Sturgeon, esses locais são os com maior risco de transmissão da doença.
Ela finalizou afirmando que ninguém ainda deve sentir a vida social exatamente como era antes da pandemia.