Quando falamos em artistas consagrados geralmente pensamos logo em nomes clássicos, mas alguns deles ainda estão plenamente ativos por aí.
Acontece que essa atividade funciona de maneira muito diferente entre cada grupo. Alguns dos grupos ativos há mais tempo hoje em dia preferem apenas fazer turnês baseadas em suas músicas do passado, e outros ainda têm uma veia criativa muito forte e continuam lançando novas canções ano após ano.
Hoje, vamos falar do primeiro grupo: separamos 10 artistas e bandas que continuam ativos, fazendo shows, mas não lançam um disco de inéditas (importante observação!) há pelo menos 10 anos.
Vem com a gente e nos ajude a lembrar de algum que podemos ter esquecido!
The Cure
Último lançamento: 4:13 Dream, 2008
Última turnê/série de shows: 2019.
Está planejando algo novo?: Sim. Tem falado constantemente sobre o lançamento estar próximo. No entanto, a banda afirma estar tomando cuidado pois sabe que há uma expectativa pelo longo intervalo.
Guns N’ Roses
Último lançamento: Chinese Democracy, 2008
Última turnê/série de shows: 2020, antes da pandemia.
Está planejando algo novo?: Sim! Há vários rumores de que a formação original reunida do Guns estaria finalizando as gravações de um novo disco de inéditas e o próprio guitarrista Slash já avisou que estava trabalhando nisso.
Jorge Ben Jor
Último lançamento: Reactivus Amor Est (Turba Philosophorum), 2004 (em 2007, lançou Recuerdos de Asunción 443, que veio de gravações de arquivo e tem apenas uma composição da época)
Última turnê/série de shows: 2020, antes da pandemia.
Está planejando algo novo?: Difícil saber. Lançou seu single mais recente em 2018, chamado “São Valentin”, mas desde então não soubemos mais nenhuma novidade. Vale lembrar, no entanto, que chegou a ter um hiato de 9 anos entre discos inéditos de 1995 e 2004.
King Crimson
Último lançamento: The Power to Believe, 2003
Última turnê/série de shows: 2019.
Está planejando algo novo?: Provavelmente não. Diversos tipos de material têm sido lançados desde 2003, mas não há qualquer indicação de um novo disco de estúdio. Em 2014, aliás, a banda afirmou que não tinha planos para isso.
Lauryn Hill
Último lançamento: The Miseducation of Lauryn Hill, 1998
Última turnê/série de shows: 2020, antes da pandemia.
Está planejando algo novo?: Provavelmente não. Se frustrou com a indústria musical depois de lançar seu disco e desde então tem aparecido esporadicamente. Recentemente esteve com Mariah Carey em “Save the Day” e com Teyana Taylor em “We Got Love”.
Phil Collins
Último lançamento: Going Back, 2010
Última turnê/série de shows: 2019.
Está planejando algo novo?: Não é impossível. Phil anunciou que fará parte de uma reunião do Genesis que deve fazer turnê no ano que vem e, apesar de seu estado de saúde frágil, nunca descartou a possibilidade de um novo disco solo de inéditas. Quem sabe?
Portishead
Último lançamento: Third, 2008
Última turnê/série de shows: 2015.
Está planejando algo novo?: Provavelmente sim. A banda tem tido um ritmo mais lento há algum tempo (como podemos ver pela última turnê), mas fala-se em um novo disco há um tempo e a possibilidade nunca foi descartada.
Rage Against the Machine
Último lançamento: The Battle of Los Angeles, 1999 (em 2000, lançou Renegades, um disco apenas de covers)
Última turnê/série de shows: 2011, mas deveria ter acontecido em 2020 se não fosse a pandemia.
Está planejando algo novo?: Talvez. A banda tem falado pouco sobre a reunião desde que as datas de 2020 foram anunciadas e a possibilidade de um novo disco de inéditas nunca foi confirmada nem descartada. Seria uma bela surpresa!
The Rolling Stones
Último lançamento: A Bigger Bang, 2005 (em 2016, lançou Blue & Lonesome, um disco de covers)
Última turnê/série de shows: 2019.
Está planejando algo novo?: Provavelmente sim. Lançou a inédita “Living in a Ghost Town” em 2020 (a primeira desde 2012), divulgará uma reedição de Goats Head Soup com inéditas ainda este ano, e faz algum mistério mas parece estar gravando mais músicas novas.
System of a Down
Último lançamento: Mezmerize/Hypnotize, 2005
Última turnê/série de shows: 2018, mas fez alguns shows em 2019 e tinha planos para mais apresentações em 2020.
Está planejando algo novo?: Sim, mas não deve sair do papel. A banda tem mostrado dificuldade para encontrar uma direção que agrade a todos e os membros estão lançando diversos projetos solo. Divergências sociopolíticas também têm impactado o grupo e é improvável que eles lancem algo novo tão cedo, ainda que continuem em turnê.
Bônus: Social Distortion
Último lançamento: Hard Times and Nursery Rhymes, Janeiro de 2011
Última turnê/série de shows: 2019.
Está planejando algo novo?: Sim. Em 2018 chegou a dizer que a pré-produção para o disco começaria em Janeiro de 2019, mas desde então nunca mais soubemos nada sobre. Ainda assim, é provável que o trabalho chegue ao mundo em algum momento no futuro. Entrou aqui como bônus porque faltam poucos meses para os 10 anos!