Força, resistência, esperança e aceitação. Em “Erga-se”, seu novo single, as meninas da banda As Despejadas abordam esses conceitos tão discutidos atualmente.
O grupo usa uma melodia baseada em violão para falar sobre temas importantes como a espiritualidade, o auto cuidado e a união das pessoas que estão são vítimas da desigualdade.
Para abordar esses assuntos, elas fazem analogia à germinação da semente e a força existente na flor. Apesar da delicadeza da planta, ela nasce e cresce até em ambientes hostis, como a seca. Para a banda, essa seca significa as violações aos direitos humanos, como machismo, homofobia, intolerância religiosa e racismo.
Victória, uma das integrantes do grupo, ressalta que a intenção é contar a história da força pela perspectiva da dor. Sem romantizar, mas fazendo dela uma motivação para seguir em frente.
A música propõe um olhar para a grandeza dentro de si, reconhecendo que somos o que nós adubamos e colhemos. Cada corpo é uma semente e em cada semente existe uma possibilidade de crescer coisas inestimáveis.
A capa do single e o lyric video feito pela integrante Lidia também evidenciam a ligação da germinação com a gestação. de certa forma, também é uma maneira de homegear a mulher e essa capacidade de gerar a vida.